Chevrolet Onix Activ têm adereços estéticos e altura do solo ampliada, versão aventureira do compacto até encara uma estrada de terra com mais desenvoltura que o restante da linha, mas gosta mesmo é do asfalto. Confira nossa avaliação
Por Alexandre Soares
O ápice dos aventureiros urbanos parece ter passado: eles ainda conquistam determinados compradores e, consequentemente, mantêm espaço nos portfólios dos fabricantes, mas já não chamam tanta atenção como na década passada. Talvez isso ocorra por causa do esgotamento da fórmula, ou, possivelmente, devido à ascensão dos SUVs. Curiosamente, só recentemente, há cerca de três meses, a Chevrolet lançou o Onix Activ, seu primeiro hatch com esse tipo de proposta (houve o Celta Off-Road, é verdade, mas não se tratava de uma versão de fábrica, e sim de um kit homologado, instalado em concessionárias). Como é comum acontecer com modelos de proposta semelhante, a versão pseudo-lameira é a top de linha, posicionada acima da LTZ.
A receita que originou a nova configuração do Onix é quase a mesma da Spin, que, até então, era a única integrante da gama Activ. A decoração externa de ambos é bem parecida, e, em comparação à roupagem aplicada em outros aventureiros, até relativamente discreta, com molduras plásticas de dimensões moderadas nos para-lamas, retrovisores externos pintados de preto e rodas de liga leve usinadas. Há, claro, aqueles elementos invariavelmente presentes nos off-road de butique, como racks no teto, para-choques com pintura parcial e faróis com máscara negra, que, no caso, têm luzes de posição (e não DRLs) em LEDs. Ao contrário do monovolume, porém, o hatch não tem estepe preso à parte externa da traseira, o que é bom, pois a acessibilidade ao porta-malas não fica prejudicada. Já a decoração interna é bem mais chamativa, graças à utilização da cor laranja no painel, nas forrações da porta e no estofamento. Vale esclarecer que esse item independe da cor da carroceria: o veículo pode ser de qualquer tonalidade, mas o habitáculo sempre será laranja. É uma solução que, normalmente, gera reações extremas: ou se ama, ou se odeia.
Salto alto
Mecanicamente, a única alteração é o aumento da altura do solo em 30 mm (a comparação é feita em relação à linha 2017, que seguiu caminho inverso e ficou 1 mm mais baixa), obtida por meio da elevação da suspensão e do uso de pneus 195/65 (com perfil mais alto que os 185/65 aplicados ao restante da gama). Eles, por sinal, são de baixa resistência à rolagem, e não de uso misto. Essa medida, por si só, deu alguma desenvoltura ao Onix para circular por caminhos ruins: nas estradas rurais percorridas pelo Autos Segredos durante o teste, o veículo não sofreu esbarrões contra o solo. Entretanto, não é preciso ir longe para perceber que o hatch gosta mesmo é de vias pavimentadas. Em pisos muito irregulares, a suspensão, que mantém a arquitetura do tipo McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, torna-se ruidosa, enquanto a calibragem firme de molas e amortecedores não poupa os ocupantes de solavancos. Por outro lado, no asfalto, quase não se nota alteração de comportamento em relação às demais versões: mesmo mais alto, o Activ manteve a boa estabilidade em curvas, com pouca inclinação da carroceria e comportamento previsível quando levado ao limite de aderência. Mérito também da direção elétrica: novidade em toda a linha, ela tem grande progressividade.
O Onix Activ é equipado unicamente com o motor 1.4 SPE/4, que desenvolve 106 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina, a 6.000 rpm, além de 13,9 kgfm de torque com o primeiro combustível e 13 kgfm com o segundo, a 4.800 rpm. Ele traz as mesmas alterações introduzidas na linha 2017, entre as quais pistões e bielas mais leves, módulo de controle mais rápido e sistema elétrico com dispositivo de monitoramento contínuo de carga e alternador de alto rendimento. Apesar disso, a grosso modo, trata-se do velho propulsor da chamada Família I, que chegou ao Brasil em 1994, sob o capô do Corsa, com aspiração natural, injeção indireta de combustível, bloco de ferro fundido, cabeçote em alumínio e oito válvulas acionadas por comando único, sem variação, sincronizadas por correia dentada convencional. Até o sistema departida a frio ainda traz o arcaico tanquinho. Ao menos as opções de câmbio são bem mais atuais: há um automático, que equipava o veículo avaliado, e um manual, ambos com seis marchas. Todavia, para operá-lo sequencialmente, não há outra alternativa senão recorrer aos incômodos botõezinhos posicionados na alavanca.
Felizmente, o casamento entre motor e câmbio até que funciona bem. O propulsor funciona com suavidade e entrega força em baixas e médias rotações, apesar de perder rendimento em alta. Por sua vez, o câmbio faz trocas suaves e em momentos desejáveis. O desempenho não é entusiasmante, mas tampouco é decepcionante. O escalonamento das marchas é correto e, a 120 km/h, em sexta, o motor gira a cerca de 3.000 rpm, valor coerente para a cilindrada, o que significa nível de ruído contido em viagens. Os freios, a disco na dianteira e a tambor na traseira, jogam no mesmo time: não fazem o Onix ser um primor nas frenagens, mas são suficientes para imobilizá-lo sem sustos. Até o consumo foi mediano: abastecido com etanol, o hatch aventureiro cravou 7,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada durante a avaliação. Por curiosidade, vale citar os números divulgados pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, de 7,7 km/l e 11,2 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. Com gasolina, o órgão aferiu 8,6 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no rodoviário, que resultaram em nota C na categoria e B no geral.
Interior colorido, mas conhecido
Em termos de habitabilidade, o Onix Activ traz uma melhoria que chegou junto com a linha 2017: os puxadores de porta reposicionados, que sanaram uma antiga falha ergonômica do modelo. No mais, porém, a versão aventureira compartilha todas as qualidades e defeitos das demais configurações, como o volante de boa empunhadura e a posição de dirigir mais elevada, que poderia ser melhor se a coluna de direção fosse regulável também em profundidade, e não só em altura, e se o ajuste de altura do banco do motorista movimentasse também o encosto, e não só o assento. Algumas pessoas não gostam do quadro de instrumentos quase inteiramente digital, apenas com conta-giros analógico. Porém, em termos de visualização, não há o que reclamar dessa solução, pois a leitura é bastante direta. Criticável, mesmo, é a ausência de marcador da temperatura do motor.
Com exceção da já citada cor laranja aplicada ao interior, o acabamento segue o mesmíssimo padrão da versão LTZ, com plásticos sem acolchoamento, mas com bom padrão de montagem, no painel e nos forros das portas, e tecido de toque agradável nos bancos. O espaço interno, claro, também não mudou: continua recebendo bem quatro ocupantes adultos e oferecendo acomodações razoáveis para um quinto ocupante, que, porém, não conta com a proteção de encosto de cabeça ou cinto de segurança de três pontos (até quando, Chevrolet?). Há muitos nichos para pequenos objetos no habitáculo, mas o porta-malas, com 280 litros de capacidade, não se destaca dentro do segmento. E, como o encosto do banco traseiro não é bipartido, há menos versatilidade se for preciso rebatê-lo.
Sem conteúdo extra
O pacote de equipamentos da versão Activ é praticamente o mesmo da LTZ. Isso significa que, de série, há sistema OnStar com cobertura gratuita por um ano, central multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, integração por meio de Android Auto e Apple CarPlay com smartphones, rádio AM/FM, entradas USB e Aux-in, função Audio Streaming e conexão Bluetooth para celular, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado manual, direção elétrica, abertura elétrica do porta-malas, travas elétricas com acionamento por telecomando, volante multifuncional, chave do tipo canivete, vidros elétricos nas quatro portas com sistema um-toque, retrovisores elétricos, computador de bordo, cruise-control, alarme, faróis de neblina e rodas de liga leve. Os equipamentos de segurança são apenas os exigidos por lei: airbags frontais e freios ABS, nada mais. Com esse pacote, o preço é de R$ 57.190, mas sobe em R$ 5.100 caso o comprador opte pela transmissão automática.
A versão Activ tem a vantagem de abrir uma opção a mais para o consumidor dentro da gama, e deve dar um incremento às já boas vendas da linha Onix, que, desde o ano passado, lidera as vendas no mercado brasileiro. Porém, na posição de top de linha, ele deveria entregar mais que as demais configurações, como, por exemplo, um motor de maior cilindrada ou mais equipamentos de segurança. A Chevrolet demorou muito a ter um hatch aventureiro: nesse tempo, daria para ter desenvolvido um veículo que se destacasse diante dos concorrentes, e não só mais um pseudo-off-road para a categoria.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
AVALIAÇÃO
Alexandre
Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas)
7
7
Consumo (cidade e estrada)
7
7
Estabilidade
8
7
Freios
7
8
Posição de dirigir/ergonomia
8
7
Espaço interno
8
8
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade)
6
7
Acabamento
7
7
Itens de segurança (de série e opcionais)
6
7
Itens de conveniência (de série e opcionais)
8
7
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção)
8
7
Relação custo/benefício
6
6
FICHA TÉCNICA
MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, a gasolina e etanol, 1.389 cm³ de cilindrada, 98 cv (g) / 106 cv (e) de potência máxima a 6.000 rpm, 13 kgfm (g) / 13,9 mkgf (e) de torque máximo a 4.800 rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h Não informada pelo fabricante
VELOCIDADE MÁXIMA Não informada pelo fabricante
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÃO Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção
RODAS E PNEUS Rodas em liga de alumínio 6J x 15, pneus 195/65 R15
DIMENSÕES Comprimento, 3,958 metros; largura, 1,7375 m; altura, 1,554 m; distância entre-eixos, 2,528 m; peso: 1.092 quilos.
CAPACIDADES Tanque de combustível: 54 litros; porta malas: 280 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 375 quilos.
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.