Em sua quinta geração, Honda CR-V Touring ganha nova arquitetura e novo conjunto mecânico
Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Por Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo (SP)

Completamente renovado, a quinta geração do Honda CR-V desembarca no Brasil, em abril, com preço sugerido de R$ 179.900. O SUV será vendido somente na versão Touring em pacote fechado sem opcionais. O acréscimo de R$ 31.900, se justifica em parte, pelos novos equipamentos da versão topo de linha e também pela mudança de nacionalidade. A quarta geração era importada do México e agora chega importada dos Estados Unidos, com outra carga tributária.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Comprador fiel

A Honda afirma que ao lado do Fit, o CR-V tem o público mais fiel. Desse modo, apesar o preço mais caro, a marca japonesa não terá dificuldades para vender o lote de 480 unidades destinados ao Brasil em 2018. Se a demanda for um pouco maior a marca tentará a chegada de um novo lote para atender a futuros pedidos.

Plataforma

O Honda CR-V Touring passa a ser construído a partir da plataforma usada no Civic e também na nova geração do Accord, isso justifica a mudança de nacionalidade. A mudança de arquitetura fez bem ao SUV, que está maior e mais largo que geração anterior. Nesta quinta geração, o SUV tem 4,59 metros de comprimento; 2,66 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura.

Porém, apesar do maior tamanho, o ponto negativo fica por conta do porta-malas que teve sua capacidade reduzida em 67 litros. Agora, o SUV tem capacidade para 522 litros.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Vida a bordo

O SUV tem os bancos dianteiros com ajustes elétricos. O do passageiro conta quatro tipos de ajustes. Já o assento do motorista tem oito tipo de ajustes que facilita a vida do condutor para achar a melhor posição de dirigir. Já o assoalho praticamente plano do banco traseiro permite que três ocupantes adultos viagem com certo conforto, sem a guerra por espaço para os ombros.

Segurança

Todos os ocupantes contam com cintos de segurança de três pontos. Para o transporte dos pequenos, o SUV tem o sistema Isofix e também o Top Tether. Ainda fazem parte da lista seis airbags sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina extensivo ao banco traseiro. Completando os itens relativos a segurança, o Honda CR-V Touring tem o sistema VSA composto pelos controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD e o sistema Driver Attention Monitor, que monitora o nível de cansaço do condutor.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Acabamento

Um dos pontos altos da quinta geração do Honda CR-V Touring é a qualidade do acabamento interno. O painel é construído com materiais de soft touch. Na parte central, a peça simula uma costura e logo abaixo há uma aplique de plástico que simula o acabamento em madeira que também é replicado nas forrações de porta. Os bancos revestidos em couro apoiam bem as pernas dos passageiros.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Quadro de instrumentos

O quadro de instrumentos digital tem tela de 7” polegadas configurável. Há também o Head Up Display que projeta informações coloridas da velocidade, rotações do motor, marcha entre outros alertas. Já a central multimídia também tem tela de 7” e permite espelhamento do celular via Apple Car Play e Android Auto. A central também conta com navegador GPS. Já o sistema de áudio é composto por oito alto-falantes de 180 watts e quatro tweeters. O Honda CR-V Touring também conta entradas USB para recarga de celular no banco traseiro.

Siga nossas redes sociais

Ergonomia

Os comandos dos vidros elétricos, maçanetas e alavanca de câmbio estão bem posicionados. O volante multifuncional tem ajustes de altura e profundidade. O acionamento do freio de mão é eletrônico. O Honda CR-V Touring tem bom diâmetro de giro e a direção elétrica é bem direta.

Ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado é digital com duas zonas e saídas para o banco traseiro.

Linhas

Na dianteira, a quinta geração do Honda CR-V Touring tem capô longo e paralelo ao chão. Os faróis são full LED, assim como as luzes de neblina são iluminadas por LED. O SUV também tem luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa. A grade cromada é ativa e faz jogo com os faróis invadindo sua parte inferior.

De lado, o SUV tem a linha de cintura alta e as portas são lisas com um vinco na parte superior acima da maçanetas e outro na parte inferior. A lateral ainda tem um aplique preto que segue por toda a lateral e ainda segue para os para-choques dianteiro e traseiro. Os para-lamas também conta com um aplique preto.

Na traseira, as lanternas invadem a tampa traseira e um aplique cromado abriga o “H” da Honda unindo as luzes. A tampa traseira abriga ainda a placa de identificação. Gosto é subjetivo, mas, o desenho traseiro não casa com as belas linhas do restante da carroceria.

Rodas

O Honda CR-V Touring tem rodas de alumínio de 18 polegadas, calçadas com pneus de medidas 235/60.

Suspensão

Na dianteira, o SUV tem suspensão do tipo MacPherson, enquanto que na traseira ela é independente do tipo Multi-Link. O Honda CR-V tem rodar suave e a boa calibragem da suspensão isola bem as imperfeições do solo. Mérito que é dividido com o pneu mais borrachudo que ajuda a filtrar os desníveis de nosso asfalto.

Mimos

A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento automático. Batizado de Hands Free Access Power Tailgate (porta traseira acessível sem uso das mãos), o sistema permite abrir e fechar o porta-malas com um simples movimento do pé para ativar um sensor sob a traseira do veículo. A tampa ainda tem sensores em suas bordas para evitar acidentes ao fechá-la. Ao menor toque em obstáculo, a tampa do porta-malas se abre novamente.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Motor

O Honda CR-V Touring é equipado com o motor 1.5 Turbo. O propulsor é o mesmo que equipa a versão Touring do Civic. Porém, o motor ganhou mais potência e torque. Movido somente a gasolina, o motor rende 190 cv de potência a 5.600 rpm e torque máximo é de 24,5 kgfm disponíveis entre 2.000 e 5.000 rpm. O conjunto trabalha com a transmissão automática do tipo CVT que simula sete velocidades. Já o sistema de tração é o AWD.

Andando

Em nossa primeira volta com o SUV, nota-se que o motor 1.5 Turbo deixa o SUV bem mais prazeroso de se guiar. Mesmo em altas rotações, o câmbio CVT trabalha silencioso, mérito das simulações de marcha e também do bom isolamento acústico. Apesar de pesar 1.607 quilos, o motor permite retomadas rápidas. Com dois ocupantes dá até para ter um desempenho esportivo. Porém, com todos os ocupantes o desempenho não será tão empolgante.

De série

Os principais equipamentos de série do Honda CR-V Touring são ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para a segunda fileira, rodas aro 18, seis airbags, controles de tração e estabilidade, bancos revestidos de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro, freio de estacionamento elétrico com função Brake Hold, porta-malas com abertura por sensores debaixo do para-choque e teto solar.

Cores

Nesta nova geração, o Honda CR-V Touring será comercializado nas cores White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).

Garantia

O Honda CR-V Touring tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.

(*) O jornalista viajou à convite da Honda.

Honda CR-V Touring
Foto | Honda/Divulgação

Ficha técnica Honda CR-V Touring

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.5, 16V, comando duplo variável, turbo, injeção direta de gasolina

Potência
190 cv a 5.600 rpm

Torque
24,5 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio
Automático variável CVT, tração integral

Direção
Elétrica

Suspensão
Dianteira do tipo McPherson e traseira Multi-Link

Freios
Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)

Pneus
235/60 R18

Dimensões
4,59 metros de comprimento; 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,66 m de entre-eixos

Tanque
57 litros

Porta-malas
522 litros (fabricante)

Peso
1.607 kg

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.