Hoje todas as unidades em testes já foram produzidas em Betim. Um dos primeiros Bravo nacional foi esse do flagra acima realizado em julho de 2008. Na época como o modelo tinha acabado de sair da linha de montagem, os funcionários da experimentação não tiveram tempo para camuflar o protótipo com a tradicional roupagem preta, na qual o carro fica mais para um caixote sobre rodas.
São montados geralmente uns cem protótipos do modelo a ser produzido, cada setor fica com um número x de unidades para os testes específicos, como os de refrigeração, motorização, carroceria, ruídos entre outros. Todos os protótipos no fim dos testes são desmontados e suas partes são analisadas para possíveis correções dos defeitos. Para se ter uma ideia a quilometragem total dos protótipos chega mais de um milhão de quilômetros.
Esse modelo do flagra abaixo é um dos mais novos protótipos montados em Betim. Para não acabar com a novidade os primeiros modelos são pintados em branco e ganham essa roupagem preta, somente com a aproximação do lançamento é que o modelo recebe a roupagem de “zebra”, depois os modelos são pintados com as cores de lançamento e ganhando apenas fitas pretas, que escondem somente alguns detalhes do modelo. Por isso ainda teremos muitos flagras do Fiat Bravo nacional com essa roupagem, pois o hatch-médio só chegarás a revendas no fim de 2010.