A PSA confirmou que irá comercializar no Brasil os novos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Os veículos utilitários leves (VUL) serão produzidos a partir do segundo semestre de 2017 na planta industrial da Nordex, em Montevidéu (Uruguai). O Autos Segredos antecipou a produção do Peugeot Expert no país vizinho em abril de 2016. A apresentação oficial deverá acontecer na Fenatran, em 2017.

A fábrica tem capacidade de produção para seis mil veículos por ano e será destinada a atender principalmente aos mercados brasileiro e argentino. O Grupo PSA pretende dobrar suas vendas de VULs na região, de modo a atingir 60 mil unidades vendidas em 2021.

 O Grupo lançará 16 novos modelos na região até 2021, incluindo diversos utilitários, como os novos Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Tamanho

Os modelos irão atuar no mesmo segmento da Mercedes-Benz Vito. Porém, os modelos franceses são um pouco maiores que o modelo alemão. O fabricante ainda não definiu quais carrocerias serão comercializadas no Brasil. O Expert e Jumpy tem capacidade de carga máxima de 1.400kg e está disponível em três comprimentos que vão de 4,60 metros a 5,30 metros.

Arquitetura

Os modelos comerciais são construídos em cima da plataforma modular EMP2, a mesma arquitetura usada pelo Citroën C4 Picasso.

Na Europa em termos de motorização eles adotam o padrão Euro 6 para emissão de poluentes. O Expert tem duas opções do motor diesel BlueHDi sendo um 1.6 que rende 95 cv de potência e outro 2.0 capaz de gerar 180cv de potência. Ambos contam a tecnologia Start&Stop . As opções de câmbio são os manual de cinco e seis velocidades e o automatizado de seis marchas, dependendo da motorização.

Fotos | PSA/divulgação