O Ford EcoSport 2018 chegará ao mercado em junho. Nas próximas semanas a marca fará uma apresentação do inédito motor 1.5 de três cilindros adiantado com exclusividade pelo Autos Segredos em abril de 2015.

Enquanto não chega, o Ford EcoSport segue em testes na Bahia como mostra o flagra do leitor Augusto Ferraz. Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades de acordo com reportagem do Uol Carros.

O visual do Ford EcoSport 2018 foi revelado em novembro nos Estados Unidos. Mas, no mercado americano o SUV não terá o estepe pendurado na tampa da mala, item que estará presente no modelo brasileiro e também no chinês.

Frente

Na dianteira, que ganhará linhas inspiradas na nova geração do Ford Edge. Capô, para-choque, faróis e para-lamas foram redesenhados. A grade dianteira será pintada em cinza fosco e terá formato trapezoidal e terá três filetes com o fundo em formato colmeia. Os faróis do modelo estão mais estreitos e os auxiliares estão destacados nas extremidades. Já o para-choque terá um prolongamento de peito de aço na parte inferior. Recurso que será usado para passar a sensação de que o modelo terá vocação off-road. De lado nenhuma mudança com exceção das novas rodas que serão pintadas na cor grafite. Nossa projeção publicada em maio chegou perto do modelo final.

Na traseira, somente o para-choque será trocado. As lanternas terão novo desenho interno, mas mantendo o formato atual. O site chinês Autohome mostrou em fevereiro como será o EcoSport como estepe na traseira.

Motor

O SUV abandonará o motor sigma 1.6 que será substituído pelo propulsor 1.5 12V de três cilindros da família Dragon. As versões de entrada contarão com o motor 1.5 e as topo de linha continuam com o 2.0 atual. O motor foi antecipado pelo Autos Segredos em 3 de abril de 2015. Estima-se que o motor terá potência na casa dos 130cv, números bem próximos do 1.6 Sigma. O torque também ficará próximo ao do antigo 1.6.

Interior

Internamente, a mudança também será grande com novo painel, bancos e forros de porta. A mudança mais visível será o painel que terá novo quadro de instrumentos com os marcadores de velocidade e conta-giros integrados e separado por uma enorme tela digital no centro. As saídas de ar também foram reposicionadas ficando abaixo do sistema de som. Aliás, todas as versões do EcoSport 2018 terão a central multimídia destacada no painel, porém, com funções variadas de acordo com opção.

Fotos | Augusto Ferraz (flagra), Reprodução | Autohome e Ford/Divulgação

  • Car-Fan

    “Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades de acordo com reportagem do Uol Carros…”

    Só isso aí vai ajudar muito as vendas do modelo!

    • LUIZ DARBRA

      Também acho. Tenho um Focus 2011 manual, excelente carro, e vou aguardar até junho pois já queria trocar esse ano. O brasileiro gosta do EcoSport.

  • Duh

    Que tragam com esse interior ao invés do total pretinho básico que empobrece o carro. Outra se a Ford aumentar o preço vai continuar vendendo o msm que agr ou menos ainda.

  • G.Alonso

    Talvez leve a Ford novamente para a disputa. Tem que ter preço, pois o veículo está queimado com o público de automáticos.

  • Marcus Vinicius

    Finalmente o Ford EcoSport trocará o SYNC game boy por sistema multimídia de verdade !

    • Stroka

      Só faltava trocar o projeto do carro por um de verdade agora

  • Wally

    Ficou tao diferente , tao bonita!! Vai vender muito.. Adeus HR-V, Renegade, Kicks e Creta.

    • Rbs

      Aquele negócio de ironic on ta ligado né?

      • Verdades sobre o mercado

        Se não estiver ligado deve ter consumido algum alucinógeno forte !

      • Wally

        Lógico.

  • Bruno@BRN.CS

    Frente chorona, mas interior ok.

  • Brasil_MG

    Após 2 anos de flagras, enfim a Ford vai conseguir lançar o Eco com farol novo! Mas a concorrência foi mais esperta(exceto VW) e está um passo a frente. A Ford praticamente inaugurou o segmento SUV compacto, serviu de escola para as outras marcas, mas por falta de percepção do mercado, continuará disputando a 5° ou 6° colocação no segmento. Acho que até o WR-V vai seguir vendendo mais que o ECOSPORT, pois apenas o farol novo e os retoques internos não serão suficientes para conter o avanço dos concorrentes. Quem sabe na nova geração…

    • Pedro Mello

      Mudou tão pouco por fora que acaba sendo decepcionante. Talvez nem tenha impacto nas vendas

      • luiz antonio vieira souza

        Prazer, facelift

        • Ⓜ️arcelo

          vero. Não sei pra que tanto disfarce nesta tarseira, pra esconder o Q???? Uma lanterna com cor diferente. Demorou demorou e nem coram de tirar o estepe pendurado na tampa traseira eles tiveram. Vergonha total essa carro, fora essa frente totalmente desengonçada.

          • luiz antonio vieira souza

            Não sei pq tanta implicância de vcs com relação ao estepe pendurado.
            O que chamou atenção dos consumidores qdo o carro foi lançado em 2003 foi justamente ser diferente: estepe externo. Por vários anos foi líder, só não é mais pela cobiça e demora. Pra que tirar? Pra ficar igual a concorrência?

          • Jean Lehn

            La em 2003
            hoje e brega rididulo ultrapassado !

          • marc

            Poderia fazer versões com e sem, assim como o Aircross fez

          • Ⓜ️arcelo

            e perigoso.

            fora que isso foi uma tendencia que começou na década de 90, afff

          • Ⓜ️arcelo

            Essa tendencia acabou. Veio dos jipes off road e virou tendencia na década de 90 e, como a ford quis passar a impressão que a eco tinha um aspecto off road, apesar de 95% das vendas serem da versão 4×2, eles colocaram o estepe atrás e a receita deu certo, pois além de ser o primeiro suv compacto, tinha essa característica de jpe.
            Mas, HOJE (2017), além de ultrapassado é perigoso em caso de colisão traseira.

          • Filipo

            Por que a Ford não vai tirar o estepe por aqui? Entre outros motivos, o maior é para dar sensação de tamanho maior ao veículo, visto que é o menor da categoria. Ainda mais nas especificações, pois quando o Ecosport é mencionado em comprimento, o estepe é contado junto.
            Sem contar que aparentemente, este veículo sem o estepe pendurado, não passa de um Fiesta com suspensão e teto elevado (o que de fato ele é), passando uma imagem pobre e de fragilidade.
            Eu também não gosto de estepe “pendurado”, mas…

          • Ducar Carros

            Além disso, roubaria um espaço grande no porta-malas, parece que na versão europeia não tem estepe, só o kit de reparo de pneu.

            O Ecosport, sem estepe, regula em tamanho com o 2008, e é maior que o WRV e outros pseudo-aventureiros, e pouca coisa menor que o Renegade.

          • Filipo

            O 2008 é cerca de 10 cm maior que o Ecosport (sem considerar o estepe). E o “WRV” (famoso Crossfit) eu nem considero concorrente para Ecosport e os demais. Para mim, o WRV é a maior enganação automotiva dos últimos anos.

          • Ducar Carros

            Errado. O Ecosport tem 4,24 m com estepe, sem estepe se aproxima do 2008, que tem 4,16 m.

          • luiz antonio vieira souza

            Deixe os brasileiros que não querem estepe externo pensarem que é feio, que é antigo, que a tv de tubo deveria voltar. Eles só se esquecem que as nossas ruas e estradas são lindas de se rodar…

          • Rodrigo Alves

            voltaremos a tv de tubo e telegrafos ja que as coisas não podem se atualizar… faz 12 anos isto apesar de não querer o mundo muda… a roda gira…

          • luiz antonio vieira souza

            Tá bom zé tunel do tempo. Exigir é bom mas explica onde vai encaixar dentro da mala sem roubar espaço. Vai usar pneu mais fino?

        • João Paulo Barbieri

          Poderia ser intermediário 02 anos atrás…rs

    • Debraido

      Após 2 anos de flagras a Ford vai lançar o carro exatamente na mesma época no X6h e Polo.
      Estão de parabéns!!!!!!!!!!!! A mídia voará como urubus para os lançamentos da FIAT e VW, mandando o estagiário cobrir o lançamento da Ford. Tanto tempo planejando esse “lançamento” e, na minha opinião, conseguem errar o momento.

      • Brasil_MG

        Na minha opinião o Eco chega com 1 ano de atraso. Como a mudança foi superficial e fácil de ser feita, não precisava tanta demora pra lançar esse carro.

        • Debraido

          Acredito que a demora se deu pela troca dá caixa AT.

    • Leonel

      Me parece que o câmbio PS rendeu boas dores de cabeça mesmo rsrs…
      Olha, se vir com preço interessante e bem equipada nas versões de entrada, principalmente com o novo câmbio AT, te digo que é capaz de figurar entre os 3 mais vendidos.

      Mas, concordo contigo, a Ford dormiu no tempo nesse segmento. Hoje já temos HR-V, Renegade, Kicks e o recém-lançado Creta. É um segmento bem difícil para o Ecosport (ainda mais um facelift).

      • Brasil_MG

        Creio que a lista dos mais vendidos fique assim: (podendo variar, claro)
        1° – HR-V
        2° – RENEGADE
        3° – CRETA
        4° – KICKS
        5° – ECOSPORT
        6° – WR-V
        7° – DUSTER
        8° – 2008
        9° – TRACKER
        10° – CAPTUR.

        • Ducar Carros

          O Captur, depois que vierem as versões CVT, deve ficar à frente da Tracker.

          • Zigfrietz Tazogh

            Captur já estar vendendo 50% mais do que o Tracker.
            http://www.car.blog.br/2017/04/ranking-dos-231-veiculos-mais-vendidos.html

          • Ygor Soares

            Seria uma Boa, porém o 2008 vem com câmbio de 6 marchas em Junho. Só penso que mesmo com essa “novidade” o mercado para o modelo não muda.

          • Ducar Carros

            A princípio, 6 marchas será apenas para a versão sem ser THP. Se não melhorarem os equipamentos desta versão, não vai adiantar muito.

  • marc

    Um Ka com esse Motor 1.5 Dragon não ia nada mal, mas é difícil por causa do Fiesta

    • invalid_pilot

      Deviam matar o Fiesta, infelizmente o Ka matou ele.

      Ou então deixar o Fiesta apenas nas configurações Titanium.

      • Raimundo A.

        Deviam é trazer a nova geração do Fiesta, mas parece que vai ganhar um facelift até a nova geração vir ou outro produto.
        Aparentemente, a VW voltará a ter carro premium no mercado com o Polo e o Virtus aqui. A Fiat com o X6H e S de certa forma irá explorar essa faixa também. City e Fit absurdamente estão com preços dos premium.
        Não há certeza, mas a Toyota poderá ofertar o Vios. Fica a torcida para renovação dos PSA hatches e poderiam fazer os sedãs.
        A Nissan não descartou o novo March, pois dependeria mais do mercado reagir.
        Em suma, com limitação de alguns produtos compactos e disparada nos preços dos médios hatches e sedãs, a lacuna atendida pelos premium voltaria a ser uma aposta além dos SUVs/crossovers premium.

        • Rafael Lima

          Incrível que o novo Fiesta possui a mesma plataforma feita no Brasil, até o entre eixos é igual, a Ford merece mesmo cair mais no mercado, espero que seja um tiro no pé igual ao da Peugeot que não trouxe o 207 e só teu um tapa no 206

        • AleDG

          Sobre a Nissan, ela poderia fazer o novo March/Micra no México e trazer pra cá como “premium”, e continuaria vendendo o antigo fabricado aqui como modelo de entrada.

    • luiz antonio vieira souza

      Reportagens atrás diziam que seria aplicado tbm na linha ka

      • marc

        Tomara viu, se isso acontecer, acompanhado com uma reestilização, com certeza estará nos meus planos de compra

  • invalid_pilot

    Chega 2020 e essa gambiarra não vai ser lançada kkk

  • Vilker

    É uma vergonha a Ford ficar de fora da briga dos SUV compacto. Renegade e cia agradecem.
    Só acho q nem msm essa restilização será suficiente para tirar vendas da concorrência.
    Só uma nova geração msm.

    • marc

      Eu não acho que a Ford esteja fora não, no meu Estado, por exemplo, e impossível sair de carro e não ver pelo menos 1 EcoSport modelo novo rodando, e com esse novo motor, econômico, devera vender muito

  • Flight_Falcon

    O Ecosport é um bom produto para o segmento de entrada, as tops serão relegadas.

    A demora é pq coube a ele o fato de ser o modelo que vai trazer os novos powertrain da Ford, com o motor 1.5 e o cambio automático.

    Acho que será mais econômico com o câmbio automático que o powershift, ja que esses câmbios evoluíram muito ultimamente, até pq o motor é mais moderno.

    Esperar para ver.

  • Ricardo Blume

    Mais um capítulo da novela Ecosport 2018. A Ford vem enrolando com o lançamento do Ecosport a um bom tempo. Enquanto isso, um modelo que já foi líder, vai sumindo da memória dos consumidores e a concorrência ganhando mais e mais espaço. Mesmo caso com a VW. O tão prometido SUV nacional da marca é só falação.

  • Roger

    Por dentro, SHOW! Por fora, humpf…

  • Marco A

    Nossa!!! Que mudança, nem reconheci. Parabéns Ford!

  • luiz antonio vieira souza

    “”Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades…””
    Já era hora heim?
    lançar só em junho? Pra quem quer tentar recuperar a liderança absoluta que teve no passado tá demorando demais

  • Ilbirs

    Como havia dito, era basicamente o Eco Mk2 reestilizado apresentado em Los Angeles com estepe pendurado e iluminação de padrão europeu:

    http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Ford-EcoSport-2018-estepe-flagra-china-2.jpg

    https://3.bp.blogspot.com/-ljVMvWjcvv8/WCtO-A2gILI/AAAAAAAB-PY/S3HVEFn9EnkLfewS4HSL0hVrtGmU65J4wCLcB/s1600/FordEcoSport_01_HR.jpg

    Na frente o para-choque dianteiro parece menos proeminente, como vemos pelos faróis menos recuados. Já na traseira também há a impressão de um para-choque menos destacado:

    http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Ford-EcoSport-2018-estepe-flagra-china-4.jpg

    http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/flagra-ford-ecosport-2018.jpg

    http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/flagra-ford-ecosport-2018-1.jpg

    https://3.bp.blogspot.com/-4SaizFgrcsQ/WCqEVymUF5I/AAAAAAACfGU/62prHBtgs6M__w2w_GxT6b3DMmBHy5LgwCLcB/s1600/Novo-Ford-EcoSport-2017%2B%25281%2529.jpg

    No máximo o que vemos, na especificação brasileira, é um aplique cinza no para-choque traseiro que está ou não presente conforme a versão, como poderão ver pelas fotos. Agora vamos ao resto do veículo, pois sabemos que o interior será no geral aquele do modelo apresentado em Los Angeles. Segue a incógnita do que esperar do Dragon e se ele, sendo um tricilíndrico de 1,5 l, vai ter bom isolamento das vibrações, especialmente se considerarmos a cilindrada. Por ora temos de exemplo o 1.5 da BMW, que tem o mesmo número de cilindros e foi bem projetado para não prejudicar o refinamento geral. A parte estranha desta notícia do Autos Segredos é dizerem que o 2.0 seguirá sendo o mesmo, enquanto outros meios dão como certa a mesma especificação do Focus, com injeção direta e até 178 cv, o que catapultaria o Eco para a liderança de potência no segmento, tanto em SUVs com motor Otto quanto no geral, ficando 5 cv mais forte que o 1.6 THP e 8 cv mais forte que o 2.0 Multijet. Esse poderia ser um argumento de vendas favorável ao Eco se bem aproveitado.
    Não acredito que depois disso teremos mais mudanças no Mk2 e que por ora o lançamento do modelo reestilizado nos Estados Unidos serve mais mesmo para balão de ensaio de o que precisa ter um Mk3 para emplacar bem naquelas bandas.

  • Maycon Farias

    Por dentro lindo. Mas por fora(frente)… que monstro!. Coitada da Ford, perdeu a linha. Esse na cor branca está tremendamente assustador. Tinha tudo para ser bonito, até o modelo quadradao antes desse atual está mais bonito que isso que vão oferecer. Vai chegar tomando pancada da concorrência, são tantos modelos totalmente novos e mais bonitos na categoria.

    • marc

      Vai nada, tantos modelos horrorosos como March, Versa, Etios, Up, Mobi tão aí vendendo, duvido que o Eco, com novo motor + econômico e potente, e câmbio Automático para quem quer, vai encalhar

      • Maycon Farias

        Mas nos populares não tem muita opção, é meio que obrigado a escolher o menos feio, mas na categoria do Eco todos estão muito bonitos, ele vai ser o mais feio deles se for igual o Branco da foto.

  • Victor

    Ficou mais genérico ainda. Parabéns, Ford!

  • ♐ Evandro ⭐

    Só a Ford Não percebe que esse carro não tem mais fôlego.

  • Freaky Boss

    Mudou pouco. Não traz nada que o destaque. Re lançar e vai continuar na rabeira….Não entendi essa estratégia.

  • Whering Alberto

    Ninguém vai nem sentir. Que burrada da FORD.

  • Anderson SP®

    Era pra ser lançada uma nova geração, e não esse tapa de farol e parachoque novos, é carro pra ficar de 5º lugar pra cima na categoria e olhe lá.

  • CorsarioViajante

    O novo câmbio fará bem às vendas, já que a Ford fez uma trapalhada imensa com o PS e queimou o produto. Tira logo este pneu horrível da traseira.

  • Fagner Rafael.

    Esse remendo não convence mais. A Ford vai ter que fazer um carro do zero

  • marcos

    Se motor alavancar vendas….acho que não

  • pedro

    A Ford consegue ser muito lenta.

  • Kadu_CE

    Só em trocar o cambio ja me torna um Possível comprador novamente.
    Só demorou muito pra sair.

  • Zigfrietz Tazogh

    [OFF]
    Ranking de 237 veículos mais vendidos – Março de 2017
    http://www.car.blog.br/2017/04/ranking-dos-231-veiculos-mais-vendidos.html

  • Thiago André

    Geral critica e 95% aqui não tem carro, ou que tem, seus carros não chegam perto de uma Eco 2008….

  • Marcelo Cordeiro

    Realmente, esperar anos para apresentar um facelift é um absurdo! A Ford é lenta demais, mereceu ter perdido o espaço que perdeu no segmento que inaugurou.

  • Filipe Braga

    Com essa design já cansado não passará de mero coadjuvante. Aliás, não fosse o Ka, a Ford estaria lá na rabeira.

  • yurieu

    EcoSport, Escape, Edge, Flex, Explorer, Expedition. Isso sim é democracia.

  • giovanni

    e o face-lift chamado de NOVO carro, NOVA geração, mas é a mesma coisa. Exemplo disso é o gol que a VW já o hma de 09/10 gerações (nem embro agora), mas está na 3a…

  • Vattt

    Eu particularmente não gostei dessa nova frente, parece desproporcional. Mas o pior, é não ver diferença alguma na traseira, nada de novo, as lanternas poderiam ganhar novo formato, inspirados até na nova Edge. O interior que mudo pra melhor visualmente, espero que tenha qualidade melhor. Ou seja, um carro que não causara frisson algum no mercado.

  • Edson Fernandes

    Marlos,

    Somente um adendo: (sei que fazem 16 dias) O motor 2.0 passará a ser o mesmo do Focus (com injeção direta).

  • ocampi

    Aliás o Ecosport sempre foi um bom negocio. Compra facilitada no zero e bom mercado de usado. Ou seja continua sendo uma boa compra.