Marlos Ney Vidal (*)
De Itatiba (SP)
Finalmente, a Chevrolet S10 2.5 Flex recebeu o câmbio automático para atender aqueles clientes que já não abrem mão de dar folga ao pé esquerdo. A picape chega nas versões LT e LTZ, com opções de trações 4×2 e 4×4. A marca não revela qual será o mix da opção com transmissão AT6, mas, estima que ela será responsável por quase 100% das vendas da versão 2.5 Flex. O número se justifica, pois de acordo com pesquisas da marca, 87% dos donos de picape querem um modelo automático.
Preços
A S10 2.5 Flex automática chega com preços competitivos em relação à Toyota Hilux, sua principal concorrente. A picape da marca americana ainda leva vantagem por oferecer sistema de tração 4×4, item inexistente no modelo japonês. A S10 tem preço inicial de R$ 107.990 para opção 2.5 LT AT6 4×2 e chega aos R$ 129.990 para a versão 2.5 LTZ 4×4. A marca já iniciou a distribuição e as vendas começam ainda neste mês.
Confira abaixo os preços da S10 2.5 AT6:
- S10 LT 2.5 AT6 4×2 – R$ 107.990
- S10 LT 2.5 AT6 4×4 – R$ 116.990
- S10 LTZ 2.5 AT6 4×2 – R$ 122.690
- S10 LTZ 2.5 AT6 4×4 – R$ 129.990
Itens de série
Desde a versão LT, os principais itens de série da S10 2.5 Flex automática são: ar-condicionado, direção elétrica, direção elétrica, vidros e travas elétricas nas quatro portas, capota marítima, rodas de 16″ de alumínio, MyLink 2 com tela de 7″, sensor de estacionamento, entre outros itens.
A versão LTZ, agrega controles eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em aclive, controle de descida em declive, sensor de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, rodas de 18”, ar-condicionado automático, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, volante multifuncional, MyLink2 com tela de 8”, luzes DRL, entre outros itens.
Consumo
A Chevrolet S10 recebeu nota máxima na classificação do Inmetro. Na opção 4×2 rodando com gasolina ela tem consumo de 9,4km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente.
Motor
A marca não alterou o motor 2.5 Ecotec e mudou apenas os coxins, para melhorar os níveis de ruído e vibração. O propulsor rende potência de 197cv a 6.300 rpm e torque de 26,3 kgfm a 4.400 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 206 cv a 6.000 rpm e o torque é de 27,3 kgfm a 4.400 rpm. A S10 2.5 Flex automática acelera até os 100 km/h em 9,5 segundos.
Andando
Com a chegada do câmbio automático AT6, o comportamento da S10 2.5 Flex melhorou. Rodamos cerca de 30 quilômetros com a versão 2.5 LTZ 4×4, mesclando circuito urbano e estrada, foi possível perceber que a união entre motor e câmbio ficou interessante. O conjunto mecânico já permitia uma condução mais ágil e com trocas suaves de marcha e a central eletrônica executa seu trabalho corretamente. Na estrada, o câmbio ajuda a manter o motor a ter um bom desempenho sem forçar muito o conjunto mecânico.
Em asfalto liso a picape tem rodar suave, mas em asfalto ruim e estrada não pavimentadas, o tradicional pula-pula das picapes é facilmente notado.
No vídeo acima, pode-se ver o comportamento da picape em percurso off-road nos quais o bloqueio de diferencial e o controlador de velocidade em descidas facilita em a vida do condutor.
Isolamento
O isolamento acústico é bom e quase não se percebe o funcionamento do motor mesmo em velocidades mais elevadas. Ponto negativo é a falta de ajuste de profundidade da coluna de direção que tem somente o de altura.
(*) O jornalista viajou a convite da Chevrolet