30

A Iveco Bus e a Caio Induscar apresentam o micro-ônibus inclusivo SoulClass. Segundo o fabricante, o projeto foi baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador.

O SoulClass tem carroceria e chassi inspiradas em automóveis. O projeto do SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.

Base

O micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor.  A marca diz que isso só foi possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais segurança.

Versões

O SoulClass será comercializado nas versões executivo e escolar equipados com o motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv.

Fotos | Iveco/Divulgação

  • Mardem

    Deu ruim essa frente aí hein!

  • Ilbirs

    A frente é esquisita, mas esse tipo de produto não é comprado pela estética, mas sim pela funcionalidade, que ficou muito bem conforme se pode ver pelas linhas.

  • Luis Carlos K.

    Fala serio, isso não é carro de passeio que muitos compram pra impressionar o vizinho. Veículo de trabalho se escolhe o mais robusto, funcional e confortável.

  • Augusto Brum

    Bem que a Volare poderia criar uma nova versão do Cinco para competir com essa