Gol Track 1.0 é típico aventureiro urbano com roda grande, pneu de perfil baixo e altura
do solo inalterada em relação às demais versões. Melhor do carro é o conjunto mecânico

 

Por Paulo Eduardo

Mesmo sem a liderança de mercado depois de 27 anos de reinado, o Volkswagen Gol ainda mantém legião de seguidores. Foi o quarto modelo mais vendido do mercado nacional no primeiro trimestre do ano com quase 16 mil unidades comercializadas. O carro não tem a arquitetura moderna do up!, por exemplo, onde tudo está no lugar certo: comandos diversos, posição dos pedais, entre outros. Porém, carrega a pecha de robustez e tem público certo. A cor laranja da carroceria custa R$ 1.870. Com todos os opcionais, o preço é de R$ 48.807. Ultrapassa 50 mil reais se a pintura não for sólida.

Apesar de molduras em plástico dando acabamento aos para-lamas, as rodas aro 15 e pneus de perfil 55 em aço (de série) ou liga opcional no pacote Urban não passam despercebidos. Atualmente, rodas grandes estão na moda do mundo do automóvel. Curiosamente, o Fusca usava aro 15. Quando foi lançada em 1973, a Brasília ousava com rodas aro 14 e pneus bochechudos. Esses são mais adequados aos terrenos recheados de imperfeições. Moda pode sacrificar conforto em detrimento do visual. Seja de liga leve (opcional) ou de aço, o Gol Track adere à moda da roda grande. Difere no visual pelo capô mais alto, grade e entradas de ar maiores. Revestimento interno escuro caracteriza a versão. Revestimento de teto e colunas são na cor preta.

O Gol não terá sucessor. Será o carro de entrada ou baixo custo da VW no Brasil. A direção mantém assistência hidráulica em vez de elétrica. Indisfarçável também a idade do projeto com pedais desalinhados. Acostuma-se a tudo, mas anatomia ruim dos bancos provoca desconforto lombar. Tem mais: falta puxador na tampa do porta-malas, que pode ser aberta por meio de chave ou no controle remoto opcional. O acabamento poderia ser mais caprichado, pois os trilhos dos bancos levam apenas ligeira borrifada de tinta, parecem apenas preparados para receber pintura. Apesar de ser projeto de baixo custo, é desagradável constatar a falta de zelo com acabamento em local visível. Basta abrir a porta traseira para ver.

Veja também nossa avaliação do Ford Ka Trail 1.0.

Dirigindo

O melhor do Gol é o conjunto mecânico. A direção com assistência hidráulica é pesada em manobras. Por ouro lado, o desempenho do motor 1.0 de três cilindros satisfaz com ou sem o ar-condicionado ligado. Esse motor impressiona pela elasticidade e baixo consumo de combustível, tornando prazeroso o ato de dirigir. Nada de aspereza em alta rotação. O painel limpo e sem reentrâncias tem visual agradável e o plástico, bom aspecto. Os comandos estão bem localizados e o volante com alguns comandos tem boa pega e material que evita deslizamento. Coluna de direção tem regulagem apenas de altura como o banco do motorista. Posição de dirigir é apenas razoável. O câmbio tem engates macios, suaves e muito precisos. Volkswagen é referência nesse quesito. As quarta e quinta marchas são mais de economia.

A suspensão está bem calibrada entre conforto e estabilidade. Porém, o passageiro inclina para o lado contrário nas curvas acentuadas de baixa. No banco traseiro, dois ocupantes têm bom espaço. Ali, o ocupante do meio conta com apoio de cabeça, mas o cinto é abdominal.

Porta-malas tem boa capacidade, freios são eficientes e, com ABS obrigatório por lei, garantem frenagens seguras. Faróis iluminam bem, aumentando a segurança e conforto visual em viagens.

Pacote

O pacote Urban inclui rodas de liga, abertura do porta-malas por controle remoto, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sensor de estacionamento, etc. E custa R$ 2.293. Já o pacote interatividade com navegação custa R$ 2.524 e inclui sistema touchscreen com Discovery Media e App-Connect, suporte para celular e volante multifuncional. O Track tem preço sugerido de R$ 43.990 e completo, com pintura sólida, de R$ 48.807.

Ficha técnica

Motor
De três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, flex, de 82cv (álcool)/75cv (gasolina) de potências máximas a 6.250rpm e torques máximos de 10,4kgfm (a) e 9,7kgfm (g) a 3.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus
6×154”de aço (liga leve opcional) /195/55R15

Peso
990kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
420kg

Dimensões (metro) 
Comprimento, 3,89; largura, 1,66; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,46

Porta-malas
285 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 169km/h (álcool) e 167 km/h (gasolina); aceleração até 100km/h, 13,3 (a) e 13,5 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,8 (a) e 12,9 (g); estrada, 10,3 (a) e 14,5 (g)

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.