Gol Track 1.0 é típico aventureiro urbano com roda grande, pneu de perfil baixo e altura
do solo inalterada em relação às demais versões. Melhor do carro é o conjunto mecânico

 

Por Paulo Eduardo

Mesmo sem a liderança de mercado depois de 27 anos de reinado, o Volkswagen Gol ainda mantém legião de seguidores. Foi o quarto modelo mais vendido do mercado nacional no primeiro trimestre do ano com quase 16 mil unidades comercializadas. O carro não tem a arquitetura moderna do up!, por exemplo, onde tudo está no lugar certo: comandos diversos, posição dos pedais, entre outros. Porém, carrega a pecha de robustez e tem público certo. A cor laranja da carroceria custa R$ 1.870. Com todos os opcionais, o preço é de R$ 48.807. Ultrapassa 50 mil reais se a pintura não for sólida.

Apesar de molduras em plástico dando acabamento aos para-lamas, as rodas aro 15 e pneus de perfil 55 em aço (de série) ou liga opcional no pacote Urban não passam despercebidos. Atualmente, rodas grandes estão na moda do mundo do automóvel. Curiosamente, o Fusca usava aro 15. Quando foi lançada em 1973, a Brasília ousava com rodas aro 14 e pneus bochechudos. Esses são mais adequados aos terrenos recheados de imperfeições. Moda pode sacrificar conforto em detrimento do visual. Seja de liga leve (opcional) ou de aço, o Gol Track adere à moda da roda grande. Difere no visual pelo capô mais alto, grade e entradas de ar maiores. Revestimento interno escuro caracteriza a versão. Revestimento de teto e colunas são na cor preta.

O Gol não terá sucessor. Será o carro de entrada ou baixo custo da VW no Brasil. A direção mantém assistência hidráulica em vez de elétrica. Indisfarçável também a idade do projeto com pedais desalinhados. Acostuma-se a tudo, mas anatomia ruim dos bancos provoca desconforto lombar. Tem mais: falta puxador na tampa do porta-malas, que pode ser aberta por meio de chave ou no controle remoto opcional. O acabamento poderia ser mais caprichado, pois os trilhos dos bancos levam apenas ligeira borrifada de tinta, parecem apenas preparados para receber pintura. Apesar de ser projeto de baixo custo, é desagradável constatar a falta de zelo com acabamento em local visível. Basta abrir a porta traseira para ver.

Dirigindo

O melhor do Gol é o conjunto mecânico. A direção com assistência hidráulica é pesada em manobras. Por ouro lado, o desempenho do motor 1.0 de três cilindros satisfaz com ou sem o ar-condicionado ligado. Esse motor impressiona pela elasticidade e baixo consumo de combustível, tornando prazeroso o ato de dirigir. Nada de aspereza em alta rotação. O painel limpo e sem reentrâncias tem visual agradável e o plástico, bom aspecto. Os comandos estão bem localizados e o volante com alguns comandos tem boa pega e material que evita deslizamento. Coluna de direção tem regulagem apenas de altura como o banco do motorista. Posição de dirigir é apenas razoável. O câmbio tem engates macios, suaves e muito precisos. Volkswagen é referência nesse quesito. As quarta e quinta marchas são mais de economia.

A suspensão está bem calibrada entre conforto e estabilidade. Porém, o passageiro inclina para o lado contrário nas curvas acentuadas de baixa. No banco traseiro, dois ocupantes têm bom espaço. Ali, o ocupante do meio conta com apoio de cabeça, mas o cinto é abdominal.

Porta-malas tem boa capacidade, freios são eficientes e, com ABS obrigatório por lei, garantem frenagens seguras. Faróis iluminam bem, aumentando a segurança e conforto visual em viagens.

Pacote

O pacote Urban inclui rodas de liga, abertura do porta-malas por controle remoto, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sensor de estacionamento, etc. E custa R$ 2.293. Já o pacote interatividade com navegação custa R$ 2.524 e inclui sistema touchscreen com Discovery Media e App-Connect, suporte para celular e volante multifuncional. O Track tem preço sugerido de R$ 43.990 e completo, com pintura sólida, de R$ 48.807.

Ficha técnica

Motor
De três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, flex, de 82cv (álcool)/75cv (gasolina) de potências máximas a 6.250rpm e torques máximos de 10,4kgfm (a) e 9,7kgfm (g) a 3.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus
6×154”de aço (liga leve opcional) /195/55R15

Peso
990kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
420kg

Dimensões (metro) 
Comprimento, 3,89; largura, 1,66; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,46

Porta-malas
285 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 169km/h (álcool) e 167 km/h (gasolina); aceleração até 100km/h, 13,3 (a) e 13,5 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,8 (a) e 12,9 (g); estrada, 10,3 (a) e 14,5 (g)

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

  • Victor

    A cor é laranja, mas essa versão é um verdadeiro limão!

  • Brasil_MG

    A frente da Saveiro caiu bem no Gol Track…

    • Joel Oliveira

      verdade. Fica bem melhor do que a frente civil e aquela mesmice da linha VW.

    • G.Alonso

      O que “atrapalha” o combinar do Gol é o desenho das portas, ele é arredondado demais perto do belo painel de linhas retas.

      • Brasil_MG

        Verdade amigo, eu já tinha observado isso também…O painel tem linhas retas e as portas arredondadas…

        • G.Alonso

          Estava vendo agora, o painel das portas tem o mesmo desenho desde o lançamento desse Gol lá em 2008.

      • germano

        Economia de custo nessas seções π da coluna b, aumenta área de aço plano,
        deve se mais barato que uma seção esbelta de resistência equivalente,
        a do X6H é quase igual a do palio…

    • Joaquim Grillo

      já acho que a frente ficou feia

    • Duh

      A frente ficou melhor mas a traseira anterior era mais bonita.

  • Vinicius Vasques

    Eles deveriam chamar esse Gol de GT. As mudanças deixam ele com aspecto mais esportivo do que aventureiro, os pneus além de serem comuns (deveriam ser no mínimo uso misto) são de perfil baixo e não há nenhuma alteração na altura da suspensão (assim como acontece no Up! Track).

  • Fanjos

    Vixi 1.0 50k em um Gol….pensei que tivesse pelo menos o 1.6 MSI

    • Artur

      Por esse preço deveria vir com o 1.0 TSI…

    • Ricardo Blume

      Fale baixo amigo. Olhe a que preço está a Saveiro com este motor.

  • Anderson SP®

    Tem que gostar muito, tá louco.

  • Anderson

    Gostei da frente e do painel desse Gol. Pena que já é um projeto ultrapassado, e é caro demais.

  • marc

    Engraçado como uma frente diferente modifica o olhar do consumidor, se tivesse o azul da Saveiro também seria até interessante

  • awatenor

    Engraçado…é meio que como se observássemos um zumbi…me lembrou a frase: “tá morto, só falta avisar”.
    Será que não farão mesmo um sucessor baseado na plataforma de UP!?

  • Mr. Car

    Não simpatizo com este negócio de “aventureiro urbano”, mas este ao menos tem em seu favor uma decoração discreta, he, he!

    • Joel Oliveira

      Realmente é caro pagar R$ 50mil em um carro 1.0, ainda mais com projeto datado de 2008 e que logo vai receber nova geração.

  • FreeCustomer

    Excelente matéria, passando o pente fino nos detalhes de construção, acabamento e adequação das soluções adequadas, faltando apenas comentar a isolação acústica e o nível de ruídos do carro. Isso é credibilidade!!

  • Já que comentaram sobre a qualidade da avaliação e do carro em si, tiro um momento pra falar do texto: fica cansativo ler uma avaliação tão poluída de períodos curtos. Ao autor, fica a sugestão de usar mais vírgulas, parênteses, ponto e vírgula ou travessão. Isso pode dar mais fluidez e ritmo à leitura.

    • Postpone

      E o editor do site se diz jornalista… Escreve mal pra burro, usa jargões e frases batidas.

  • HugoCT

    O Gol é um ótimo carro, talvez o mais honesto da categoria, se levar item por item, ele não é o melhor, mas vai bem em todos, a exemplo: sou muito mais o Gol que o Onix. Achei que o AS pegou meio pesado na avaliação, o acabamento do Gol é muito bom – pra categoria, se não for o melhor – todos elogiam cambio e condução. O desenho não é o forte, mas tambem não é o ponto negativo. O nome gol virou sinonimo de carro de entrada, então mesmo que ele tiver requinte, sempre será lembrando como carro de entrada. É um dos usados mais procurados, mais que o Onix, lider de vendas.

    • G.Alonso

      A parte frontal do painel ali é muito boa mesmo, mas, os detalhes pecam, com eles disseram. Porém, Onix também peca e muito, o que leva a eu escolher o Gol como preferido nessa disputa entre GM e VW. A VW deveria ter, pelo menos, redesenhado os painéis de porta do modelo.

    • Artur

      Comparação meio sem nexo… É óbvio que o Gol é mais procurado no mercado de usados. Afinal, ele existe desde 1980. O Ônix é muito mais recente e possui milhões de unidades a menos no mercado de usados.

      • HugoCT

        Não é sem nexo, são da mesma categoria, concorrentes. Estou falando de confiabilidade, por isso ele é mais procurado em usados. O espaço interno é quase o mesmo, e a mecânica do Gol é superior.

        • Artur

          Confiabilidade de ambos (Ônix e Gol) é parecida. A mecânica do Gol, em termos de motorização, só supera a GM no 1.0 3 cilindros. O 1.6 8v da VW é tão defasado quanto o 1.4 da GM.
          Para fazer uma comparação justa, teríamos de ver os números de ambos no mercado de usados desde que o Ônix passou a ser produzido, porque tem muito Gol G1, G2 e G3 no mercado de usados ainda.

        • Fernando

          Mecanica do Gol é um lixo.
          O Onix é melhor em tudo, principalmente em câmbio, que tem muito mais precisão, maciês e tem ré sincronizada.

    • Fernando

      O gol não chega nem aos pés do ONIX, em nada..
      Mentira que no mercado de usados é o mais procurado.. O ONIX é o mais comercializado seja zero ou usado, por isso que é o que menos desvaloriza.
      O Gol já era faz tempo…

  • francis

    Um sopro a mais de dinheiro, e leva-se a versão 1.6 do Gol , sem os adereços inúteis, e mais disposição pra andar….
    Seria a minha escolha na linha Gol….

    • Postpone

      Quem se importa com a sua opinião?

      • Marciofilho Santos

        Quem se importa que vc não se importa com a opinião dele????? é brincadeira, aqui só tem a opinião de cada um!!! é um blog!!!!

      • francis

        Vc se importa, se deu o trabalho de responder a minha humilde opinião, eu não vi na capa do blog, ou nas entrelinhas, que eu não poderia emitir minha opinião ou preferencia …. Boa noite e Paz pra vc….

    • Thiago Pessoa

      A opinião é bem vinda. Inclusive eu normlamente comungaria dela. Porém, o Gol Trendline 1.6 é intragável. Fui ver porque há poucos meses estava por 40.500!!! Porém é totalmente espartano. Esse Gol Track é infinitamente mais atraente. O painel tem texturas que deixam visivelmente muito melhorado, além de que externamente acho bonito, ao.passo que o básico confirma o DNA de popular. Considerando o desempenho satisfatório desse 1.0, pelos 41990 cobrados aqui eu iria no Track.

      • Ygor Soares

        Amigo, eu tive um Trendline 1.6 prata completo de fábrica e comprei em 2011 por 37 mil! Dar raiva ver esses valores abusivos hoje e com menos acessórios que antes. Hoje até o ar condicionado é opcional e custa mais de 40 mil :/
        VW em valores perdeu a noção por completo!

    • Ricardo Blume

      Concordo com você. Antes de pagar 48 k por um Track completo, faria um esforço e pagaria 52 k por um Confortline 1.6. Eu, particularmente, também dispenso os adereços inúteis ao qual você mencionou e um motor 1.6 faz uma grande diferença ao 1.0 ao se pegar uma estrada.

  • Artur

    Se um Golzinho pé-de-boi com motor 1.nada em uma versão especial com meia dúzia de adereços estéticos de muito mal gosto já parte dos R$ 50 mil, já dá para imaginar o preço que a futura geração do Polo partirá aqui na Banânia…

  • Lucas086

    Como essa frente fez bem ao Gol, pq a outra além do retrocesso de perder o farol duplo, o para choque muito largo, deixa as rodas menores ainda, olhando de lado

  • J_Eduardo

    Dar 48 mil num gol ou ônix ou Ka ou qualquer modelo de entrada não existe…É muito dinheiro para modelos com acabamento e conforto um tanto quanto ….inexistentes. E pior, sao pelados dos itens de seguranca não obrigatórios …Desculpe mas to fora, vou de semi novo, de segmento superior…

  • Cristiano Arruda

    Quando vejo o conteúdo dos carros de entrada vendidos na América do Norte e na Europa, eu sinto vontade de chorar ao ver que somos tratados como crianças.

    O Gol melhorou, mas estamos de novo fora da realidade na maioria dos produtos vendidos aqui.

  • yurieu

    que geração de gol é esta? é impressão ou tem mais de uma geração à venda?

    • CorsarioViajante

      Esta versão usa a frente da Saveiro.

  • Gerr

    44k pelado e 49k “completo”…E com motor 1.nada sem ter nada que justifique minimamente esses valores absurdos.

    Concessionárias Volkswagen são frequentadas por dois tipos de pessoas: por funcionários e por idiotas.

  • germano

    um firefly 1.3 nele ficaria melhor..

  • Ricardo Blume

    Por ser cross, ao menos é discreto, sem aquele estepe preso na tampa do porta-malas (como o primo Crossfox), abuso de plásticos e barra no teto. Gostei muito desta frente, acho até que prefiro esta que a do Gol “normal”. Jamais pagaria R$ 1.870,00 (R$ 1780,00 no site) por esta cor laranja. Uma cor sólida quebraria o galho. O novo painel da linha também merece elogios comparando com o que era antes.

  • zekinha71

    Só de ler o parágrafo de introdução, antes da matéria, já deu pra saber que lixo que é, nem precisei ler o resto.
    E tem gente que ainda aplaude um carro desses.

  • Joaquim Grillo

    Golfzão

  • Danilo

    Carro extremamente racional perto dos concorrentes. Impressionante como que, com a mexida feita pela concorrência, envelheceu o gol que era, em seu lançamento, um carro bem moderno comparado aos palios, corsas e Kas da época.

  • Davi Guimarães

    O pedal do Gol mudou de lugar agora? Nunca foi falado disso na imprensa. Agora porque o carro envelheceu o pedal desregulou?

    • Licergico

      acho q faltou vc acompanhar a impressa …isso é coisa bem antiga …
      essa carroça sempre teve esse defeito … que sempre foi comentado por praticamente todos blog / sites / revistas especializados … isto ja faz anos e anos do mesmo problema …

      • Davi Guimarães

        Bom saber! Nunca soube! Nunca fui interessado nos carros da VW. Tem algum link? Valeu

  • Licergico

    kkkk
    pagar mais de 50k em um gol ?!?!?!

    1.0 aspirado ainda por cima !!!

    não atoa a vw indo ladeira abaixo …

  • ####Carlao GTS

    sempre desvalorizado pela VW…

  • rgrigio

    Eu li errado ou é R$ 48.800 por um gol 1.0 aspirado?

  • Andre

    O que eu não gosto neste carro é a suspensão dianteira muito baixa.

  • luiz antonio vieira souza

    Um ótimo carro, mas o que mata é o seu (ALTO) preço!

  • Pedro Augusto

    Eu só vejo razão para se pagar a mais por um “adventure urbano” se houver boa distância livre do solo, para encarar a porcaria de asfalto que temos. Com o que se paga a mais por essa frente diferenciada + plásticos nos paralamas dá para equipar um pouco mais um Gol “normal”.