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Ao volante: O pioneiro Fusion Hybrid

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O sedã da Ford é um dos primeiros a oferecer a tecnologia
híbrida no Brasil, e aponta para um futuro sustentável

Avaliação novo Ford Fusion HydridNunca havia assumido o volante de um automóvel híbrido antes. Minha primeira experiência foi com o Fusion Hybrid. Ao pegar a chave, perguntei se não havia nenhum macete para dirigi-lo. “É normal, não há diferença”, respondeu um colega jornalista. “Você só vai achar estranho na hora de dar a partida, porque não vai ouvir barulho algum; apenas uma luzinha verde se acenderá na extremidade do painel, indicando que o carro está ligado”, concluiu ele. Dito e feito: o veículo permaneceu em silêncio enquanto era manobrado no estacionamento, movimentado apenas pelo motor elétrico. Quando ganhei a rua, acelerei um pouco mais para acompanhar o fluxo do trânsito, e então o propulsor à combustão entrou em ação.

Avaliação novo Ford Fusion HydridLogo nos primeiros metros dirigindo o carro, já ficou evidente o funcionamento do sistema híbrido, que é composto por dois motores: um elétrico, com 107 cv e 22,94 mkgf, e outro à gasolina, de 158 cv e 18,76 mkgf. Em baixas velocidades e em situações onde não é necessário dispor de muita força, apenas o primeiro se mantém ligado. Quando o acelerador é mais exigido, o segundo é acionado. Tudo acontece automaticamente e na hora certa, sem qualquer tipo de tranco ou de retardo. Combinados, os dois propulsores levam às rodas 193 cv de potência e 41,7 mkgf de torque. E o motorista não precisa se preocupar com a recarga da bateria, que é alimentada automaticamente por um mecanismo de frenagem regenerativa. Sempre que os freios são acionados, a energia que seria dissipada é redirecionada e armazenada, para ser usada na impulsão do veículo.

Avaliação novo Ford Fusion Hydrid

Avaliação novo Ford Fusion HydridPÓS-MODERNO Chama a atenção o quadro de instrumentos. Apenas o velocímetro é analógico. As demais informações são fornecidas por duas telas de LCD. Por meio delas, o motorista controla o funcionamento dos dois motores, o consumo instantâneo, a carga da bateria e a atuação do sistema regenerativo de frenagem. A emissão de poluentes também pode ser monitorada, graças ao EcoGuide, que exibe ícones de folhas em um visor à direita. Elas vão desaparecendo ou surgindo à medida que os gases emitidos pelo motor à combustão aumentam ou diminuem, respectivamente. Os instrumentos mais tradicionais, como marcador de combustível, termômetro de água do motor e indicador da posição da alavanca de câmbio, também estão presentes. É possível ainda escolher entre quatro modos de visualização, e alterar a quantidade de funções presentes no painel e a maneira como as mesmas são exibidas.

Avaliação novo Ford Fusion HydridOs EcoGuide estimula a dirigir de maneira mais ecológica, pisando menos no acelerador. Porém, se o motorista der preferência para a performance, o carro não decepciona: o Fusion Hybrid oferece bom desempenho em qualquer faixa de rotação. Parte do mérito vai para a o câmbio automático CVT, suave e esperto ao mesmo tempo. O consumo foi coerente com a proposta de sustentabilidade, com médias de 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. São boas marcas, principalmente quando se leva em consideração o peso de 1.687 kg do modelo.

Avaliação novo Ford Fusion HydridA dirigibilidade satisfaz. Apesar de estar mais voltado para o conforto que para a esportividade, o Fusion Hybrid é bastante estável, e contorna curvas com precisão. E o rodar é sólido, sem transferência das irregularidades do piso para os ocupantes. O espaço interno, por sua vez, é generoso, mas só para quatro adultos. O banco traseiro não acomoda um terceiro passageiro com conforto. A capacidade do porta-malas decresceu de 530 para 405 litros, devido à acomodação da bateria que compõe o sistema híbrido no compartimento.

SEGURO No interior, o acabamento é bem cuidado e os equipamentos são condizentes com a categoria. Destaque para o pacote de segurança, composto por sete airbags, controle de estabilidade e freios ABS com EBD. Há ainda um dispositivo que faz com que pequenas luzes amarelas, localizadas nas lentes dos retrovisores, se acendam quando são detectados objetos nos chamados pontos cegos.

Avaliação novo Ford Fusion HydridO sistema multimídia que a Ford denomina de Sync é item de série do Fusion Hybrid. Por meio de uma tela sensível ao toque, é possível manusear o ar-condicionado e o sistema de som, além do navegador por GPS. E quando a ré é engatada, são exibidas imagens captadas por uma câmera posicionada logo acima da placa traseira do carro. O recurso permite visualizar com precisão o espaço disponível para manobras, e torna a tarefa de estacionar muito fácil.

A versão híbrida custa R$ 133.900, e é a mais cara disponível no Brasil. Por enquanto, o modelo deve vender pouco, não só por causa do preço, mas também devido às incertezas quanto à manutenção do complexo sistema formado pelos motores elétrico e à combustão. A Ford oferece oito anos de garantia para a bateria, além dos três concedidos para os demais componentes. Mas, de qualquer forma, a idéia do fabricante não é fazer do Fusion Hybrid um recordista de mercado, e sim um carro de imagem, um dos primeiros a despertar a consciência ecológica do consumidor.

Ficha técnica

Motores: Gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, 2.488 cm³, potência máxima de 158 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 18,8 kgfm a 2.250 rpm.

Elétrico, dianteiro, transversal, com ímãs permanentes, potência máxima de 107 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 22,9 a 3.000 rpm, bateria de 275V. Potência combinada de 193 cv a 6.000 rpm e torque combinado de 41,7 mkgf a 2.250 rpm.
Transmissão:
Câmbio automático CVT, tração dianteira
Direção:
Pinhão e cremalheira, com assistência elétricaFreios: Discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD e sistema de frenagem regenerativa
Pneus:
225/50 R17
Carroceria:
Sedã, quatro portas, cinco ocupantes
Dimensões (metros): Comprimento: 4,84; largura: 1,83; altura: 1,44; entre-eixos: 2,73Peso: 1.687 kg
Capacidades (litros): tanque de combustível: 66; porta-malas: 405

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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