Nossos atentos leitores nos mandam flagras do Fiat X6H rodando pela capital mineira
Se as linhas de produção da Fiat estão paradas, o mesmo não se pode dizer da engenharia. Os testes de rodagem do X6H seguem a todo vapor. Nossos leitores flagraram os modelos rodando nos últimos dias de 2016 e no primeiro dia útil de 2017. Os protótipos foram flagrados por Wesley Souza, Guilherme Gouveia e Rafael. O novo hatch que ainda não teve seu nome definido chegará ao mercado entre abril e maio.
Como antecipamos no dia 15 de novembro, o hatch será vendido nas versões 1.0 Attractive, 1.3 Attractive, 1.8 Essence e 1.8 Sporting.
O motor 1.0 FireFly rende potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), nessa opção o câmbio será o manual de cinco velocidades. Já o 1.3 Firefly tem potência de 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado Dualogic também de cinco posições.
O hatch ainda terá o motor 1.8 E.torQ EVO, o propulsor passou por diversas mudanças e fez sua estreia no Jeep Renegade 2017. O propulsor flex rende 135 cv de potência com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750rpm. Com etanol, os números sobem para 139 cv a 5.750 rpm e 19,3kgfm a 3.750 rpm. Com as mudanças, o motor 1.8 perdeu o tanque de partida a frio e ganhou o sistema Start&Stop.
Como nossa reportagem antecipou em agosto, o Fiat X6H será uma versão abrasileirada do Tipo europeu. As mudanças em relação ao modelo europeu já começam a partir da plataforma dos modelos, enquanto que na Europa eles são construídos sobre a base Small US Wide, usadas no Brasil pelo Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass. No Brasil ambos os modelos serão fabricados a partir de uma nova plataforma chamada de Latam.
Porém, mesmo não usando a plataforma Small US Wide, os projetos X6H e X6S serão construídos com os mesmos aços do Jeep Renegade e Fiat Toro como antecipamos em junho.
A camuflagem em adesivo esconde alguns detalhes, mas, deixa outros bem evidentes. Na lateral, a porta traseira ganhou novo desenho ficando com formato diferente do Tipo Europeu. No X6H, as portas avançam mais em direção a coluna “C”. Tirando a mudança do formato da porta traseira, os vincos inferiores da lateral do Tipo estão presentes no X6H.
Na dianteira, como nossas projeções mostraram, o capô encontra com a grade dianteira. No Tipo o capô é mais curto e a grade dianteira é contornada pelo para-choque. Os faróis do X6H têm formato diferenciado dando identidade própria ao modelo. Na porção do para-choque, o modelo nacional terá uma entrada de ar em formato de colmeia fazendo integração dos faróis auxiliares.
Na traseira, as mudanças em relação ao Tipo europeu estão na tampa do porta-malas. Na versão “abrasileirada” a placa de identificação foi deslocada para o para-choque. Aliás, a peça também ganhou novo desenho e refletores em formato de bumerangue. As lanternas também têm formato diferente, no X6H, elas são mais finas na parte que se estende para a tampa do porta-malas. Na parte inferior da lanterna há um vinco na tampa fazendo jogo com as luzes de posição.
Fotos | Wesley Souza, Guilherme Gouveia e Rafael
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