Volkswagen Gol e up! são os únicos modelos do mercado com opção de duas portas
Queridinhos nas décadas passadas, os modelos de duas portas estão à mingua no mercado dos zero quilômetros. Hoje, os únicos representantes do segmento são o Gol e o up!, da Volkswagen. O Fiat Palio Fire, de duas portas, ainda figura o site do fabricante, mas, a própria marca já comunicou suas revendas que a linha 2017 não conta com a opção.
Apesar de Gol e up! serem comercializados com preços bem próximos, há uma diferença grande na oferta de equipamentos. O up! tem preço sugerido de R$ 35.190, que o deixa R$ 770 mais barato que o Gol, que sai por R$ 35.960. Em compensação, a oferta de itens de série do up! é curta. Vidros elétricos, direção assistida, ar-condicionado entre outros itens são ofertados como opcionais. Já o Gol, tem uma lista de série um pouco mais generosa e vem equipado com vidros elétricos, travas elétricas e direção hidráulica. O ar-condicionado é ofertado como opcional.
Projeto mais moderno, o up! tem fixação da cadeirinha de criança por sistema ISOFIX. O compacto leva vantagem sobre o Gol pelas cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para a proteção de crianças nos testes do Latin NCap.
Pesa contra o Gol, o projeto mais antigo, ele não tem ISOFIX e suas notas não são boas. Testado pelo instituto em 2010, o modelo teve três estrelas para proteção aos adultos e duas em proteção infantil.
O Gol leva vantagem sobre o up! pelo maior espaço interno. O Gol tem 3,89 metros de comprimento, 1,46m de altura, 1,64m de largura e 2,46m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas do Gol é de 285 litros.
O up! tem 3,6 metros de comprimento, 1,64m de largura, 1,5 de altura e 2,42m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é a mesma do irmão com 285 litros.
Mesmo sendo menor, o acesso ao banco traseiro do up! é melhor. O modelo conta com o sistema easy entry que não está disponível para o Gol. Já o veterano compacto tem banco do motorista com ajuste de altura.
Ambos são equipados com o mesmo motor 1.0 de três cilindros EA211. A potência máxima do propulsor 1.0 é de 75 cv e torque de 9,7kgfm quando abastecido com gasolina e de potência de 82 cv e torque de 10,4 kgfm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades para ambos.
O consumo oficial do Gol com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 12,9 km/l e de 14,5 km/l em ciclo rodoviário.
Pesando menos que o irmão, o up! tem consumo melhor. Com etanol, a média é de 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Com gasolina, a média em ciclo urbano é de 14,2 km/l e de 15,3 km/l em ciclo rodoviário.
Mais completo, o único opcional do Gol é o ar-condicionado que é ofertado a R$ 2.940. O up! também conta somente com um pacote de opcional que é vendido pelo valor de R$ 4.800. Pelo valor estão inclusos direção elétrica, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.
Caso o comprador queira uma pintura metálica, no Gol ela custa R$ 1.410 e no up! o valor é de R$ 1.363.
Confira abaixo os itens de série dos modelos:
Novo Gol Trendline 1.0. R$ 35.960
- “ABS”-freios com sistema antitravamento e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
- “E-Flex” – sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina
- “ESS” – alerta de frenagem de emergência
- 2 airbags (passageiro e motorista)
- 2 apoios de cabeça traseiros
- 2 portas
- Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista
- Antena no teto
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção hidráulica
- Faróis simples com máscara escurecida
- Lavador e limpador do vidro traseiro
- Luz de freio elevada (brake light)
- Motor 1.0l
- Para-sol com espelho para motorista
- Para-sol com espelho para passageiro
- Pneus 175/70 R14
- Porta-revistas no encosto do banco do passageiro
- Preparação para sistema de som com fiação
- Retrorrefletores no para-choque traseiro
- Retrovisores com comando interno manual
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Rodas de aço aro 14″ com calotas “Xisto”
- Tomada 12V no console central
- Travamento elétrico das portas
- Vidros dianteiros elétricos
take up! – R$ 35.190
- “ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
- “aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisas com melhor performance
- “E-Flex” – sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina
- “ESS” – alerta de frenagem de emergência
- “sit & adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- 2 airbags (motorista e passageiro)
- 2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
- 2 cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático
- 2 portas
- Alerta sonoro de faróis acesos
- Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança
- Antena no teto
- Bancos dianteiros com função “easy entry” para veículos 2 portas
- Chave tipo “canivete” sem controle remoto
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
- Coluna central externa com aplique preto brilhante
- Console central com porta-copo
- Desembaçador traseiro
- Encosto do banco traseiro rebatível
- Espelhos retrovisores externos com comando interno manual
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether
- Imobilizador eletrônico
- Lavador e limpador traseiro
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Luz de cortesia dianteira no teto
- Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“
- Motor 1.0l MPI
- Para-sol com espelho para o passageiro
- Porta-copos traseiro
- Porta-objetos nas portas dianteiras
- Preparação de som sem alto-falantes
- Revestimento dos bancos em tear “orion” cinza
- Rodas de aço aro 14″ com pneus de baixa resistência à rolagem 175/70 R14 e calotas “bristol”
- Tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”
- Tampa do tanque de combustível com chave
- Vidros com acionamento manual
[photomosaic]
Fotos | Volkswagen/Divulgação