InícioCapaFabricante dá dicas para manutenção dos pneus

Fabricante dá dicas para manutenção dos pneus

- publicidade -
- publicidade -

cuidados_pneuA fabricante de pneus Dunlop Pneus elaborou recomendações e orientações para evitar, principalmente, custos extras em momentos de economia.

Segundo o fabricante, especialistas afirmam que o dono de um carro zero quilômetro, mesmo parado, tem gastos de R$ 10 mil anuais. Já se o condutor circular a média anual, o custo sobe para R$ 12 mil.

Para evitar gastos extras com os pneus, a Dunlop elaborou uma lista com cuidados necessários para que o pneu não se acabe antes do tempo normal. Portanto, é importante observar os itens a seguir:

Pressão

Se atente a pressão ideal do seu veículo e calibre regularmente. A recomendação é que a calibragem seja feita enquanto os pneus estão “frios”, ou seja, antes de rodar por muito tempo. Siga sempre a recomendação do manual do veículo e etiqueta de calibragem, colada normalmente na portinhola do tanque de combustível ou nas colunas das portas. Para garantir o funcionamento perfeito e a vida longa do pneumático, a calibragem deve ser feita semanalmente.

Checagem

Verifique os pneus constantemente para certificar-se de que não existem objetos estranhos na banda de rodagem, o que pode evitar perfurações e avarias.

Garagem

Se for deixar o carro parado por muitos dias seguidos, calibre os pneus e verifique se existem vazamentos nas válvulas. Também se lembre de manter seus pneus em lugares frescos e secos, protegê-los da luz do sol e afastá-los de equipamentos elétricos. Os pneus não devem entrar em contato com materiais derivados do petróleo ou outros compostos químicos, pois comprometem seu desempenho, podendo corroer e danificar os compostos de borracha.

Rodízio

Para o rodízio de pneus, garanta que todos eles (inclusive o estepe) tenham passado por todas as posições para evitar desgastes irregulares. Faça o procedimento entre 5 e 10 mil quilômetros para otimizar o rendimento dos pneus e assegurar um rodar confortável. Como um veículo é diferente do outro, sempre siga as orientações presentes no manual do proprietário.

Troca de pneus

Em toda troca de pneu, o veículo precisa receber válvulas de ar novas, passar por alinhamento para regular a direção, suspensão e balanceamento, para equilibrar o conjunto pneu mais roda. A substituição deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados para garantir o bom funcionamento do seu veículo.

cuidados_pneu_1O fabricante diz que também é importante lembrar que os pneus são itens que garantem a segurança do veículo, por isso sempre observe o desgaste da banda de rodagem onde, por lei, os sulcos devem estar no mínimo com 1.6mm de profundidade. Abaixo disso, o pneu já passa a ser considerado “careca” e o condutor pode ser multado e ter o veículo apreendido.

Para conferir se o pneu está dentro da margem de segurança, é essencial verificar o indicador que fica entre os sulcos, chamado de TWI (Tread Wear Indicator). Quando os sulcos chegarem ao mesmo nível da marca, é hora de trocar.

A análise das condições gerais e manutenção dos pneus não só evita grandes problemas e gastos, como proporciona uma experiência muito mais segura para todos.

Fotos | Dunlop/Divulgação
Fonte | Dunlop

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

12 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -