InícioLançamentosToyota quer “popularizar” tecnologia híbrida com Prius 2016

Toyota quer “popularizar” tecnologia híbrida com Prius 2016

- publicidade -
- publicidade -

Novo_toyota_Prius_2016_21Marlos Ney Vidal (*)
De Brasília (DF)

Com a nova geração do Prius que começa a ser vendida hoje (8/6) a Toyota quer se tornar a referência do uso da tecnologia híbrida entre os consumidores brasileiros. Por R$ 119.950, a nova geração do sedã é o carro mais barato ofertado no mercado com a tecnologia.

Novo_toyota_Prius_2016_22Pioneiro no uso da tecnologia híbrida o Pris tem vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países. No Japão os carros híbridos representam 40% das vendas e 50% na Europa. Porém, no Brasil eles representam apenas 0,14% de participação. Segundo a Toyota o Novo Prius tem a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia híbrida entre os consumidores brasileiros.

A nova geração do Prius é o primeiro veículo da marca a ser montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture). Nesta geração o centro de gravidade do modelo está mais baixo e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0.25 para 0.24, proporcionando melhor performance.

O Prius 2016 tem 4,54 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,49m de altura e entre-eixos de 2,70m. O porta-malas tem capacidade para 412 litros.

Novo_toyota_Prius_2016_19

LINHAS

Totalmente redesenhada, a quarta geração do Prius mantém as linhas ousadas, que não agradará a todos. Mas, vale ressaltar que o desenho é bem mais agradável aos olhos que as linhas sem sal da geração anterior. O design cheio de cortes traz a filosofia de design icônico. A silhueta triangular é agressiva e os faróis com recortes pontiagudos sãos chamarizes para clientes que gostam de exclusividade. Afinal, o desenho do Prius foge do lugar comum dos carros atuais. Todo o design do sedã foi pensado para minimizar o consumo de combustível e deixá-lo ainda mais eficiente. Até mesmo as rodas de liga-leve contam com calotas com partes curvadas em forma de onda, que suavizam a resistência ao ar.

Visto de lado, o acabamento em preto da coluna C cria reforça a ilusão de teto flutuante. O teto reduzido em 20 mm e deslocado um pouco mais a frente acentua o aspecto esportivo do Prius.

Na traseira, as lanternas têm tamanho exagerado têm desenho que lembra um bumerangue. A iluminação é feita por luzes de LED´s. A tampa traseira mantem o vidro dividido em duas partes que facilita a visão traseira.

Novo_toyota_Prius_2016_1

MOTOR

O modelo é equipado com um motor 1.8 rende a combustão que rende 98cv de potência e torque de 14,2kgfm. Já o propulsor elétrico tem potência de 72cv e torque de 16,6kgfm. Combinados chegam a potência máxima de 123 cavalos de potência. O câmbio é automático do tipo CVT com alavanca do tipo joystic.

O Prius 2016 conta com quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e EV (Eletric Vehicle).

O propulsor recebeu três notas A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2016: no ranking geral, na categoria “Médios” e no ranking de emissões. O modelo tem média 18,9km/l e segundo a Toyota tem autonomia de até 821,7 quilômetros.

Novo_toyota_Prius_2016_16

INTERIOR

Em relação a geração anterior o acabamento interno do Prius 2016 teve um salto de qualidade. O revestimento do painel é feito com materiais suaves ao toque. O quadro de instrumentos está disposto em camadas que facilita a visualização das informações. Os comandos estão bem situados e de fácil alcance do condutor. A manopla do câmbio do tipo joystick está instalada diretamente no painel.

Os bancos dianteiros revestidos em couro receberam reforços no estofado para ampliar o conforto. Já os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes.

SEGURANÇA

No quesito segurança o híbrido vem equipado com freios a disco nas quatro, freios com sistema ABS, controle de estabilidade (VSC) e sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois aribags de cortina e um airbag para joelho do motorista).

DE SÉRIE

Entre os itens de conforto o modelo tem como destaques carregador sem fio para smartphones, Smart Entry (destravamento das portas dianteiras por aproximação da chave), Start/Stop (acionamento elétrico do motor), ar-condicionado dual-zone com tecnologia S-Flow. O modelo ainda tem sistema multimídia Toyota Play com tela touch de LCD de 7” com sistema de áudio JBL, Bluetooth, GPS, TV Digital, DVD Player e câmera de ré.

CORES

O Novo Toyota Prius será comercializado nas cores branco polar, branco perolizado, preto atitude, prata galáctico, cinza granito, azul noturno e a inédita vermelho emoção.

[photomosaic]

Fotos | Toyota/Divulgação

(*) O jornalista viajou a convite da Toyota

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

14 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -