InícioLançamentosPrimeira volta: Toyota Etios continua agradando pelo que não é visto

Primeira volta: Toyota Etios continua agradando pelo que não é visto

- publicidade -
- publicidade -

Malagrine

Marlos Ney Vidal (*)
Mogi das Cruzes (SP)

Desde seu lançamento em 2012 a Toyota foi atualizando ano a ano o Etios. Mudanças pontuais foram realizadas principalmente no interior da dupla de modelos compactos da marca japonesa em seus quatros anos de mercado. A última delas, realizada na linha 2017 apesar não ter nenhuma mudança visual, foi a mais profunda, pois, inclui a adoção de novos motores, câmbios e um novo quadro de instrumentos com mostradores digitais.

Malagrine

Por fora, a linha Etios 2017 continua praticamente como chegaram ao mercado em 2012. As únicas novidades externas estão restritas a novas opções de rodas e calotas. Se o visual não agrada a todos, o Etios continua agradando no que não pode ser visto com os olhos, o rodar suave, o conforto e o conjunto mecânico continuam sendo destaques.

Malagrine

MUDANÇAS INTERNAS

Internamente, o painel da linha Etios continua com a mesma estrutura, mas, o quadro de instrumentos, apesar continuar na posição central, ganhou mostradores 100% digitais. O aspecto de balança e de difícil visualização dos modelos anteriores ficaram no passado. O novo quadro é composto por dois círculos de fácil visualização. Velocímetro e indicador de combustível estão do lado esquerdo, já do lado direito estão o conta-giros e termômetro do motor, do esquerdo, velocímetro e indicador de combustível.

Uma função interessante do computador de bordo é o EcoWallet que está disponível a partir da versão XS. A tecnologia permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. As versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross contam com a iluminação clear blue do painel de instrumentos para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.

Outra mudança que não pode ser vista são para-brisa e janelas dianteiras mais espessas para diminuir o ruído externo.

SEGURANÇA

O Etios 2017 também ganhou novos itens de segurança como o sistema de fixação Isofix para equipamentos de proteção infantil e o apoio de cabeça central e cinto de três pontos para o passageiro do meio. As portas também tiveram reforços estruturais

VIDA A BORDO

Um dos pontos positivos do Etios é a boa posição para dirigir com bom alinhamento em relação aos pedais e a direção. O volante atual herdado do Corolla tem boa pega, mas continua tendo somente ajusta de altura. Os bancos têm espuma de boa densidade e contam com apoio correto para as pernas e a coluna, mas o do motorista deixa de fora o ajuste de altura.

Um dos pontos negativos continua sendo a visibilidade traseira, se os apoios de cabeça fossem do tipo vírgula ajudaria a melhorar a visão do condutor.

Tanto o hatch quanto o sedã continuam com o bom espaço que é muito bem aproveitado. Os ocupantes da frente e das extremidades do banco traseiro viajam com conforto. O passageiro do meio não terá tanta folga, mas, ainda assim tem acomodação acima da média entre os compactos, tudo graças ao túnel central rebaixado.

Malagrine

MOTORES

Ambos os motores receberam sistema VVT-i de variação de tempo de abertura das válvulas melhorando o desempenho. O propulsor 1.3 rende potências de 88cv (gasolina) e 98cv (etanol) a 5.600rpm e torque de 12,3kgfm (gasolina) e 12,8kgfm (etanol) 4.000rpm. Já a motorização 1.5 rende potência de 102cv (gasolina) e 107cv (etanol) e torque é de 14kgfm (gasolina) e 14,4kgfm (etanol). Outro ponto positivo é fim do famigerado tanquinho de partida a frio que foi substituído por novos bicos injetores dotados de sistema de preaquecimento.

ANDANDO

No primeiro contato com o modelo, andamos na versão aventureira Cross equipada com câmbio automático. O casamento do câmbio de quatro marchas com motor de menor cilindrada é positivo. O câmbio está bem escalonado e as trocas são suaves. As trocas são feitas de marcha são feitas perto dos 3.000rpm e não há a sensação de que se o motor está trabalhando no limite.  

[photomosaic]

PREÇOS
  • Etios X 1.3 – R$ 43.990
  • Etios X 1.3 AT – R$ 47.490
  • Etios XS 1.5 – R$ 48.995
  • Etios XS 1.5 AT – R$ 52.495
  • Etios XLS 1.5 – R$ 53.895
  • Etios XLS 1.5 AT – R$ 57.395
  • Etios Cross 1.5 – R$ 57.395
  • Etios Cross 1.5 AT – R$ 60.895
  • Etios X 1.5 Sedan – R$ 48.495
  • Etios X 1.5 AT Sedan – R$ 51.995
  • Etios XS 1.5 Sedan – R$ 51.695
  • Etios XS 1.5 AT Sedan – R$ 55.195
  • Etios XLS 1.5 Sedan – R$ 56.795
  • Etios XLS 1.5 AT Sedan – R$ 60.295
CONFIRA A LISTA DE ITENS DE SÉRIE DO ETIOS 2017:
Etios X

A versão de entrada vem equipada de série com o Toyota Smart Screen, computador de bordo; antena externa do tipo short pole; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletro-assistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

Etios XS

Nessa opção ela agregada a anterior sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters. A opção XS ainda conta com a função EcoWallet no computador de bordo. A função possibilita ao condutor que insira o valor pago pelo litro do combustível. Deste modo pode-se calcular e monitorar o valor que se gastou com os abastecimentos.

Etios XLS

A opção topo de linha conta com todos os itens das opções anteriores e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Etios Cross

A versão aventureira tem rodas de liga leve exclusivas, bancos com costura exclusiva; manopla do câmbio revestida em couro; tapetes com a inscrição Cross.  No quesito equipamentos ela vem com todos os itens da opção XLS.

(*) Jornalista viajou a convite da Toyota do Brasil.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

57 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -