flagra_fiat_uno_com_motor_gse_1A Fiat finaliza os testes dos novos motores 1.0 e 1.3 Global Small Engine (GSE). O motor fará sua estreia no Uno como o Autos Segredos antecipou em 2015. Para marca a chegada dos novos propulsores a marca dará um tapinha no visual do Uno conforme nossa reportagem publicou no dia 1º de fevereiro. No exterior o Uno 2017 os para-choques terão novos desenhos e no interior o painel também será retocado. O compacto ganhará ainda muito conteúdo de acordo com o apurado por nossa reportagem. A estreia será no segundo semestre, provavelmente, no Salão do Automóvel de São Paulo.

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flagra_fiat_uno_com_motor_gseAlém dos motores, o Uno deixará de usar a direção hidráulica e passará a contar com direção elétrica. O sistema Start&Stop que hoje está disponível somente para uma versão será estendido para outras versões, inclusive para motorizações 1.0.

O compacto contará com os controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR). Com o ESP a estabilidade e a tração do veículo são controladas automaticamente para que o veículo não saia do seu trajeto. O sistema percebe quando o carro fica instável e reage em uma fração de segundo, acionando freios ou reduzindo o torque de acordo com a situação. Já o ASR é um sistema de controle de tração que impede que o veículo derrape na partida ou em situações de pouca aderência da pista. As versões com motorização 1.3 terão os ESP e ASR de série, já para as opções 1.0 deverão ser ofertados como opcionais.

Os motores GSE foram antecipados com exclusividade pelo Autos Segredos em março e abril do ano passado. Na engenharia e junto a fornecedores o motor de maior cilindrada é chamado de 1.3, porém, a marca poderá arredondar e o chamar de 1.4.

Todo motor GSE terá duas válvulas por cilindro. Então, teremos o 1.0 de três cilindros com seis válvulas e o 1.4 de quatro cilindros com oito. Ambos os motores serão construídos em alumínio e terão comando por corrente.

O 1.0 terá potência na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm. Entretanto, a curva de torque do propulsor é maior em todas as faixas de rotação que alguns dos concorrentes diretos. A ideia é privilegiar o uso do consumidor comum, que dificilmente passa dos 3.500rpm no seu uso diário. Há menos perda de potência por atrito quando o motor trabalha em giros menores.

O motor 1.0 GSE será usado em 2017 pelo Mobi nas versões normais e na aventureira Way.

Já o 1.4 terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. Este motor será usado por Uno, Palio e pela nova geração do Punto. A estreia está prevista para 2016. Já existe planos para que o motor 1.4 GSE tenha versão turbo futuramente. Neste caso, o cabeçote passaria a ter 16 válvulas. É quase a mesma dança dos cabeçotes que se via no início dos motores 1.0 e 1.3 Fire…

O Uno também ganhará mais conteúdo tecnológico, principalmente nas versões 1.3 que deverá receber central multimídia de série, vidros elétricos nas quatro portas e outros itens de série.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

 

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