flagra_novo_fiat_punto_2Como já escrevi em outras oportunidades, às vezes o segredeiro automotivo tem que contar com a sorte. Ontem, novamente contei com ela, voltando de uma viagem de Aparecida (SP) para Belo Horizonte (MG) com a família e amigos avistei uma cegonha com sete protótipos da nova geração do Fiat Punto seguindo em sentido contrário. Na hora fiquei sem ação e não sabia se retornava ou não. Porém, com o incentivo do amigo Robson Pires, peguei o primeiro retorno e conseguimos alcançar o caminhão com os protótipos.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

flagra_novo_fiat_punto_13Como antecipamos em maio de 2015 a nova geração do Punto é chamada internamente de Projeto X6H. As mulas ainda usam a carroceria de Palio com a frente de Grand Siena como nossa reportagem revelou com exclusividade em novembro. Nessa primeira fase de projeto apesar de os protótipos “Frankenstein” as mulas já tem as medidas reais do novo modelo.

flagra_novo_fiat_punto_3Na foto acima nota-se claramente o deslocamento da roda traseira para o final da carroceria e a lata deformada próximo a porta traseira. Apuramos que a  traseira da carroceria do Palio cresceu em 10cm aproximadamente. Quem viu a carroceria da mula limpa, afirma que parece é Palio “anabolizado”. Tanto o hatch X6H quanto o sedã X6S serão construídos em cima da plataforma 326 “esticada” e os dois modelos terão porte similar ao atual Punto, porém com maior entre-eixos. A produção será do X6H será em Betim (MG) e a do X6S será na Argentina como nossa reportagem antecipou em dezembro.

A nova geração do compacto premium será lançada no Brasil entre o fim de 2016 e começo de 2017. O desenvolvimento e produção do modelo foi aprovada em abril de 2015 pelo alto escalão do Grupo FCA. A VP (verifica processo) do novo Punto que é uma etapa antes da produção dos modelos pré-série está marcada para junho de 2016.

flagra_novo_fiat_punto_7A versão de entrada da nova geração do Punto será equipada com novo motor GSE 1.4 que terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado de também de cinco marchas. Já as topos de linha usarão o novo 1.8 E.torQ EVO que fará sua estreia na picape Toro. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade.

A nova geração do Punto contará com a tecnologia Start&Stop, além dos controles de tração e estabilidade.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

 

Tags: , , , , , , , ,