InícioMatérias especiais12 luzes do painel: para que servem?

12 luzes do painel: para que servem?

- publicidade -
- publicidade -

Quadro de instrumentos do automóvel traz alertas e informações importantes para o dia-a-dia ao volante

Por Fernando Miragaya

Os carros são cheios de eletrônica e siglas que confundem muita gente. A começar pelas luzes do painel. Volta e meia acende um sinal no quadro de instrumentos do carro. Cá para nós, alguns símbolos e figuras podem ser muito compreensíveis para engenheiros e mecânicos, mas quase sempre são pouco claros ou intuitivos para o motorista.

VEJA TAMBÉM:

Como a leitura do manual do proprietário é uma prática pouco comum, resolvemos te ajudar a desvendar as 12 luzes do painel do automóvel mais comuns. Com a ajuda de Lucas Kozma, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi Technologies, vamos explicar para que cada uma serve.

Coloração das luzes do painel do carro

Antes de mais nada, é preciso observar a coloração das luzes do painel do carro. Em geral, os alertas no cluster seguem as cores amarela, vermelha, verde e azul. As duas últimas são para informar que algum equipamento está ligado, sejam os faróis, as setas de indicação de direção, luzes de neblina ou mesmo o controle de cruzeiro do veículo.

O motorista deve ficar alerta já com as luzes amarelas do painel. Essa tonalidade nas advertências indica um problema de gravidade moderada. “Neste caso, é possível até rodar com o veículo por um tempo. Porém, é recomendado levá-lo para uma oficina para uma análise”, diz Kozma.

Os alertas vermelhos que aparecem ou permanecem acesos no painel após dar a partida no motor ou com o carro em funcionamento merecem mais atenção, pois podem indicar  problemas graves. “Quando isso acontecer, é preciso levá-lo urgentemente à oficina para verificação do defeito”, afirma o técnico da Delphi.

Agora é hora de entender o que cada símbolo ou luz no quadro de instrumentos significa.

1 – Luz do freio

O círculo com uma exclamação dentro e margeado por uma espécie de “parêntesis” é o sinal do sistema de frenagem. A primeira indicação pode ser nível baixo do fluido do circuito hidráulico do freio. Conforme o modelo, pode também ser alerta para desgaste de pastilhas. 

Outra razão para esta luz ficar acesa é o sistema de freio de estacionamento, que deve estar acionado. Geralmente o freio de mão ou por pedal que não foram totalmente liberados, já que os eletrônicos dificilmente permitem que o carro se movimente com ele acionado.

2 – Luz de temperatura do motor no painel

Luz indicativa temperatura do motor
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Se essa luz se acender pare o carro imediatamente

Esse símbolo é mais auto explicativo. Um termômetro com uma água representada por dois níveis de onda na parte de baixo alerta para o aumento indevido da temperatura do motor. Isso pode indicar falhas no sistema de arrefecimento do veículo, inclusive vazamentos ou defeitos na ventoinha.

“Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente”, aconselha Lucas Kozma. 

3 – Luz do óleo

Outro símbolo bem explicativo, com um recipiente de óleo e uma solitária gota no bico. É a luz do painel que indica problemas no sistema de lubrificação. E atenção que não significa necessariamente baixo nível do óleo no cárter, mas sim falta de pressão no sistema de lubrificação do motor.

Aqui não dá para brincar também não. Lubrificação deficiente pode comprometer o funcionamento do conjunto mecânico, maior atrito entre as peças móveis e até ocasionar a quebra do motor, que demandará uma retífica.

4 – Luz da bateria

Essa é uma das luzes do painel do carro fáceis de entender, com o desenho de uma bateria e os símbolos negativo e positivo. Quando acesa, aponta deficiências nesse que é quase o coração do sistema elétrico do carro. A bateria, inclusive, pode não estar sendo carregada corretamente por problemas no alternador.

5 – Luz no painel: airbags

O bonequinho sentado, com cinto afivelado e uma bola à frente indica falha nos airbags. Ou seja, se essa luz do painel acender vá imediatamente a uma concessionária ou oficina especializada, pois as bolsas podem apresentar falhas ou mesmo não disparar em casos de acidente.

6 – Combustível

Outra bem ilustrativa, mostra que o nível de combustível no tanque está baixo e que entrou na reserva. Ou seja, a autonomia do carro está reduzida e é melhor não arriscar, já que cada carro tem uma capacidade de litros na reserva e um consumo específico, o que vai impactar na autonomia. 

Segundo o técnico da Delphi, andar com o carro muito tempo na reserva também é prejudicial à bomba de combustível “Quando isso acontece frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba é elevada devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”.

7 – Luz da injeção eletrônica

Das luzes que surgem no painel do carro, é a que mais suscita dúvidas e deixa o motorista intrigado. Afinal, o que significa aquela com a figura do motor? Neste caso, as razões podem ser várias, mas é certo que algo no conjunto mecânico não está funcionando como deveria e o veículo deve ser encaminhado o quanto antes para a oficina. 

“Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Kozma. 

Porém, é importante que o motorista observe se a luz acendeu logo após um abastecimento no posto. Pode ser que o combustível adulterado ou de baixa qualidade não tenha sido reconhecido pela central eletrônica do veículo.

8 – Luz do ABS no painel

Aparece iluminada na forma da sigla e serve de mesmo alerta como a luz do airbag. Se acendeu, é preciso verificar logo o sistema ABS (Antilock Brake System) dos freios para evitar falhas no seu funcionamento que possam comprometer a segurança veicular.

9 – Luz do EPS

A figura do volante seguida de um ponto de exclamação aparece como luz no painel de carros com assistência elétrica da direção. Alerta que há algo de anormal no sistema  EPS (Electric Power Steering) e o volante ficará mais rígido, especialmente em manobras.

10 – Controle de estabilidade 

A luz do Electronic Stability Control surge com um carrinho derrapando e ela permanentemente acesa é motivo de preocupação. Significa que há algo de errado com o controle eletrônico de estabilidade do veículo. 

Se os sensores que ajudam a manter o carro na trajetória em diferentes situações não estiverem efetuando as leituras de forma correta, significa que o ESC não desempenha sua função principal, o que implica na segurança a bordo. 

Bom lembrar que o ESC pode ser desativado – geralmente por meio de um botão no painel. Mas só vale desligar o controle de estabilidade quando se está em pisos de baixa aderência – areia, cascalho ou terra – e a baixas velocidades, ou mesmo para tentar sair de um atoleiro.

11 – Luz do imobilizador

É representada pelo desenho de um carro com uma chave dentro (ou um cadeado). Indica falha de comunicação entre a injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. “Caso ele esteja aceso, pode haver dificuldade de partida e o correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, diz Kozma.

12 – Aquecimento de combustível

Simbolizado por um circuito que lembra uma pequena mola, indica que o sistema de partida a frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que esta luz no painel permanece ligada varia de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. Mas se permanecer acesa por muito tempo depois da partida, sinaliza que algo está errado com o sistema de aquecimento de combustível. 

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -