InícioMarcasFiatFiat trabalhou em motor turbo a álcool de alta eficiência

Fiat trabalhou em motor turbo a álcool de alta eficiência

- publicidade -
- publicidade -

fiatfreemontfle1xHá dois anos flagramos um Fiat Freemont sendo abastecido com etanol. Na época especulamos que seria o motor 2.4 Flex. Mas, passados dois anos, finalmente descobrimos do que se tratava os testes: a Fiat trabalhava em um motor a álcool de alta eficiência.

Era um 1.4 T-Jet adaptado para trabalhar com 100% de etanol. Os ajustes iam além das adaptações ao poder corrosivo do combustível. Foram aplicados conceitos de downspeeding – que é a redução do movimento de alguns componentes para diminuir atrito e desgaste, e evitar vibrações – além do downsizing, com sistema do turbocompressor ajustado para não ter turbolag, que é a demora para a turbina entrar em ação, bastante notável nos T-JET. Certamente a taxa de compressão foi aumentada para explorar melhor as vantagens do álcool.

Há quem diga que o motor com essa tecnologia era formidável. Não duvidamos. Infelizmente tudo não passou de um estudo da Fiat em parceria com uma faculdade e a Fiat não concluiu os estudos. Há quem diga que a tecnologia – que chegou a ser patenteada pela Fiat – poderia ser aplicada em qualquer motor.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

70 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -