Marlos Ney Vidal (*)
De Campinas -Para tentar voltar a figurar entre os cincos modelos mais vendidos em sua categoria, a Renault promoveu algumas alterações no Fluence 2015. O sedã ganhou novo para-choque dianteiro que está alinhado à nova identidade visual da marca. Além disto, a marca aposta na tecnologia embarcada e na segurança. E apesar as evoluções a marca não alterou os preços do sedã. A versão de entrada Dynamique tem preço sugerido de R$ 66.890 e a topo de linha Privelège sai por R$ 82.990.
O modelo 2015 conta com novo para choque dianteiro, luzes LED-DRL (Day Running Light). Já na traseira somente a versão Privilège ganhou mudanças com as novas lanternas equipadas com luzes de LED.
No interior além das novidades em tecnologia, o quadro de instrumentos com marcadores digitais é de série em todas as versões.
Em 2013 o Renault Flunece vendeu no mercado brasileiro 13.878 unidades números que o deixaram na 5ª posição com 6% de participação no concorrido mercado de sedãs médios. Já em 2014 até outubro o sedã francês ocupa somente a 9º com 6.360 unidades comercializadas, o que representa apenas 3.38% de participação. Ou seja, no fechamento de 2014 o sedã deverá ter perdido quase 50% de participação.
Para chegar ao objetivo a marca mira nos líderes Toyota e Civic. Nas palavras do presidente da Renault Brasil, Olivier Murguet, a marca não pode olhar para trás e sim apontar suas armas para a dupla japonesa. Mas, para isso a Renault também terá que resolver o grande problema de desvalorização do modelo. A marca diz afirma que irá trabalhar essas questões para que o Fluence volte a ser bem visto pelos clientes.
Segundo a Renault, hoje os 55 mil proprietários do sedã francês, são clientes extremamente satisfeitos com seu carro e eles terão atenção especial caso queiram trocar sue modelo antigo pelo Fluence 2015.
Atributos o sedã tem, afinal é um modelo que conta com um rodar confortável, um bom conjunto mecânico e é bem equipado no quesito segurança, já que conta com airbags frontais e laterais desde sua versão de entrada Dynamique. A topo de linha Privilège ainda acrescenta airbags de cortina e controles de estabilidade (ESP) de tração (ASR).
DE SÉRIE Todas as versões do sedã contam com ar-condicionado digital dual zone, direção elétrica, trio elétrico (vidros um-toque para todos), volante ajustável em altura e profundidade, controle de cruzeiro e sistema de som CD/MP3 com comandos satélite.
A versão topo de linha Privilège conta com revestimento em couro e itens como airbags tipo cortina, controles de estabilidade e de tração e confortos como câmera de ré e teto solar elétrico.
NOVIDADES Além do visual renovado as novidades da linha 2015 do Novo Fluence são o novo sistema multimídia R-Link, com tela maior, de 7 polegadas, com recurso multitoque semelhante aos smartphones e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas; o ISOFIX, sistema de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; luzes LED na traseira e nos indicadores de setas nos retrovisores.
MOTOR O conjunto mecânico do sedã não mudou e a marca manteve o motor 2.0 16V Hi-Flex que rende potências de 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm, e torque de 20,30 kgfm (etanol) / 19,90 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm. Aliás, o Fluence tem o isolamento acústico do motor bem melhor do que o do Nissan Sentra que conta com o mesmo conjunto mecânico. São duas opções de câmbio: seis marchas manual, para quem não abre mão da esportividade, e o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca de marchas com suavidade, sem trancos, e ainda contribui para a economia de combustível.
O Fluence 2015 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
Preços
- Fluence Dynamique M/T: R$ 66.890
- Fluence Dynamique CVT: R$ 71.890
- Fluence Dynamique Plus CVT: R$ 74.890
- Fluence Privilège CVT: R$ 82.990
Ficha Técnica
- Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 V, comando duplo, flex
- Cilindrada: 1.997 cm³
- Potência: 140/143 cv a 6.000 rpm
- Torque: 19,9/20,3 kgfm a 3.750 rpm
- Câmbio: Manual de seis velocidades ou automático do tipo CVT, tração dianteira
- Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
- Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás
- Pneus: 205/55 R17
- Dimensões: Comprimento 4,620 m; Largura 1,810 m; Altura 1,470 m e entre-eixos 2,700 m
- Capacidades: Tanque 60 l; Porta-malas 530 l (aferidos por Autoesporte)
- Peso: 1.372 kg
(*) O jornalista viajou à convite da Renault do Brasil
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Fotos | Renault/Divulgação