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Cruze Sport6: Apelido esportivo

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O Cruze Sport6 tem muito pouco a ver com o antecessor Vectra GT. Os dois carros, contudo, compartilham um ponto em comum: a esportividade mais presente no visual que nas respostas ao acelerador. Não que o hatch seja lerdo, pelo contrário. O motor Ecotec 1.8 16V de 140/144 cv de potência e 17,8/18,9 mkgf de torque, acoplado ao câmbio manual de seis marchas, consegue dar boa desenvoltura ao modelo. Só não espere desempenho empolgante…

A verdade é que o desempenho do Sport6 é bastante previsível , pois conjunto mecânico é exatamente o mesmo do irmão sedã. No entanto, não é só nas respostas do acelerador que um carro demonstra esportividade, e em outros aspectos, o Cruze surpreendeu. Um deles é o acerto rígido da suspensão, que proporciona grande estabilidade em curvas. O outro é a transmissão de seis marchas com relações curtas, que aproveita bem o fôlego do propulsor e proporciona trocas prazerosas. Provavelmente, estou diante do melhor câmbio manual da Chevrolet que já experimentei.

Esteticamente, a esportividade se manifesta no para-choque dianteiro com tomada de ar diferente em relação ao sedã e aba inferior mais pronunciada, que se integra a um spoiler nas laterais, sob as portas. As rodas aro 17’ têm desenho exclusivo e os espelhos retrovisores da versão LTZ são pintados na cor da carroceria, enquanto no três volumes as peças são cromadas. No interior, as forrações abandonaram a tonalidade bicolor em prol da cor negra, contrastando com a seção central do painel prateada. Particularmente, gostei da decoração do hatch.

CURIOSIDADE Nos últimos tempos, a indústria automobilística tem lançado carros com nomes que funcionam como apelidos: estão presentes em campanhas publicitárias e no material de apresentação à imprensa, mas não constam no registro da fábrica ou no cadastro do Detran. É o caso dos novos Fiesta e Siena, que são respectivamente apresentados como New e Grand, mas registrados sem os prenomes. Com o Cruze acontece o mesmo, pois o sobrenome Sport6 é utilizado apenas em peças de marketing.

Enquanto no Siena o prenome “Grand” está afixado junto às vigias laterais, no modelo da Chevrolet não há qualquer referência à denominação. Os emblemas trazem apenas as inscrições Cruze LTZ (ou LT, na versão mais em conta) e Ecotec6, em referência ao conjunto mecânico. Parece que nem o próprio fabricante utiliza o sobrenome Sport6: no chaveiro de identificação da unidade avaliada pelo Autos Segredos, consta a sigla HB, de hatcback.  No finado Vectra, o sobrenome GT servia para designar a configuração de acabamento (o top de linha era chamado de GT-X).

Fotos | Alexandre Soares/Autos Segredos

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