InícioMercadoGoverno prepara redução do IPI para carros nacionais

Governo prepara redução do IPI para carros nacionais

- publicidade -
- publicidade -

Em agosto uma portaria publicada no Diário Oficial da União previa a a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes nacionais de veículos automotores (carros, caminhões, ônibus e tratores) até julho de 2016. No mês seguinte a surpresa: aumentaram em 30 pontos percentuais o IPI para veículos com menos de 65% do conteúdo nacional (que volta a vigorar amanhã), mas o governo ainda estuda a redução do IPI para os nacionais, o que reduziria ainda mais a competitividade dos importados.

Segundo a Folha,  a medida, que visa reaquecer as vendas no mercado automobilístico, em queda nos últimos meses, e aumentar o índice de nacionalização dos carros fabricados no país, está em estudo pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Para serem beneficiadas as montadoras terão que cumprir diversas etapas de produção e montagem no Brasil e aumentar os investimentos em pesquisas no País.

O jornal aponta que ainda não há data fechada para o anúncio da medida, já que ela não está finalizada pela equipe técnica do governo e ainda depende do aval da presidente Dilma, e assessores apontam que a redução do imposto será gradual, de acordo com o cumprimento de cada etapa de nacionalização feita no Brasil.

O governo ainda estaria proparando uma regra de transição para reduzir o IPI dos importados  e beneficiar as montadoras comprometidas com a instalação de fábricas aqui.

O curioso é que do dia para a noite eles aumentaram o IPI dos importados…

Fonte | Folha

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

19 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -