InícioAvaliaçãoAvaliação técnica do Fiat Bravo Absolute 1.8 16V Dualogic

Avaliação técnica do Fiat Bravo Absolute 1.8 16V Dualogic

- publicidade -
- publicidade -

Avaliação Fiat Bravo Absolute 1.8 DualogicA Fiat demorou tanto para lançar o Bravo no Brasil e com isso o modelo de belas linhas acabou por perde o status de novidade, apesar de ainda estar em sintonia com o modelo europeu pelo menos por enquanto. Isso já em um ponto positivo ao seu favor, já que a maior parte de seus concorrentes diretos estão fora de sintonia com os similares produzidos fora do Brasil.

O hatch-médio da Fiat tem bagagem para conquistar uma fatia do disputado segmento, mas, para isto tem que melhorar em alguns aspectos, o câmbio Dualogic é um deles. Não dá para comparar com um automático de verdade, o dualogic é lento e em alguns momentos da desespero de dirigir o modelo. Aliás, na minha opinião esse tipo de câmbio é uma opção para carros compactos por conta do baixo custo. Já modelos de categoria superior como Bravo e Linea merecem um câmbio automático de fato. Confira abaixo a avaliação técnica da versão Absolute com o famigerado Dualogic.

Fiat Bravo Absolute 1.8 DualogicDaniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ACABAMENTO DA CARROCERIA A qualidade do acabamento final da pintura não é boa, devido conter alguns pontos com impurezas e imperfeições, apesar de ter a tonalidade da tinta homogênea entre as partes plásticas e de aço. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria, além de folgas fixas diferentes entre os dois lados. A tampa traseira está descentralizada em relação às lanternas, colunas C e pára-choque. O capô tem montagem razoável e as portas não tem friso protetor. Obs.: O veículo em prova é o de chassi nº: 141. NEGATIVO

VÃO DO MOTOR O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado quando aberto por mola a gás. O acesso à manutenção é razoável e a sistematização dos vários componentes está bem feita, deixando um aspecto organizado e limpo. As mangueiras, chicotes, e tubulações estão muito bem protegidas contra interferência estática e dinâmica. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. O resultado da insonorização do vão em relação ao habitáculo é aceitável. POSITIVO

Avaliação Fiat Bravo Absolute 1.8 DualogicALTURA DO SOLO Numa condução normal, cautelosa, quando sobre piso irregular usual, não ocorreram interferências significativas com o solo. A carga útil homologada é de 400kg (5 pessoas de 70kg + 50kg de bagagem). O defletor instalado na base inferior do pára-choque dianteiro toca o solo em saídas de garagem com desnível. Por prevenção tem chapa em aço que engloba toda a zona inferior do motopropulsor e parte do agregado da suspensão dianteira. REGULAR

CLIMATIZAÇÃO É automático digital. São 11 as opções de velocidade da caixa de ar e 3 as de direcionamento do fluxo de ar (pés, pára-brisa e zona do peito condutor/ passageiro). No display tem a informação da temperatura externa ambiente. Ao selecionar a vazão de ar somente para a zona do peito do condutor e passageiro, o fluxo de ar é satisfatório nos quatro difusores do painel (tem mais um no final do console central para os passageiros de trás), mas ao programar para a zona dos pés em conjunto, a velocidade do ar que sai pelos difusores do painel se torna muito fraca, mesmo colocando na máxima velocidade, fato que não ocorre quando selecionado para a base do para-brisa. Além disso, a rumorosidade de funcionamento é agravada no lado esquerdo do painel ao programar com somente recírculo interno de ar, com fácil percepção auditiva. REGULAR

FREIOS Apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso em geral. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O ABS atuou com eficiência e tem boa resposta. Após uso severo com frenagens fortes seqüenciais antes de curvas em longa descida sinuosa com o veículo em velocidade, a resistência térmica foi satisfatória. A desaceleração é muito boa, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro, e com boa manutenção da trajetória imposta. O freio de estacionamento atuou normal. POSITIVO

Avaliação do Fiat Bravo Absolute 1.8 DualogicCÂMBIO Tem cinco marchas com sistema automatizado Dualogic. O ganho no comportamento dinâmico na utilização deste tipo de câmbio, que não tem pedal de embreagem, é somente em conforto para o condutor em relação a um câmbio manual tradicional. Mesmo com software atualizado, ocorrem várias incertezas, falta de rapidez nas trocas e excesso de reduções ao menor pressionamento do acelerador numa topografia como BH. O pomo da alavanca tem o seu acabamento pobre e simplório em relação ao do painel, volante e console central. As relações de marchas/ diferencial atendem razoavelmente a proposta da dinâmica desta versão, mas teria ganhos significativos em dirigibilidade com um câmbio manual convencional com um escalonamento mais próximo das marchas (que poderiam ser 6 com um novo diferencial), para minimizar o peso do veículo (1.355kg em ordem de marcha) e a do cabeçote multi-válvulas que tem torque máximo em alta rotação (4.500rpm), muito pouco utilizada no uso misto numa condução normal e dentro da lei. REGULAR

MOTOR A sua performance é normal, mas sem brilho para sua cilindrada e arquitetura do cabeçote. Os valores de potência e torque máximos gerados nas suas respectivas faixas de rotação são satisfatórias, mas na prática para empurrar a massa do veículo e estar acoplado a este câmbio automatizado não tem o rendimento esperado. O motor tem um projeto novo, com soluções de engenharia muito práticas. O seu funcionamento é silencioso para um 16V e tem boa elasticidade. POSITIVO

VEDAÇÃO Boa contra água e poeira nos testes padrão realizados. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é razoável até 110km/h, sendo crescente e de fácil percepção auditiva, principalmente pelas portas traseiras. NEGATIVO

SUSPENSÃO A estabilidade é boa pela precisão que contorna curvas de raios variados (asfalto liso/ seco), estando o veículo em velocidade, onde a inclinação da carroceria é moderada. O conforto de marcha é apenas aceitável, mas as imperfeições do solo são bem transferidas para dentro, onde os pneus da série 45 não contribuem.  REGULAR

DIREÇÃO Os pneus homologados na medida (215/ 45 R 17 91V Goodyear) para esta versão com motor 1.8 de 132cv (álcool) tem mais sentido estético do que técnico funcional. O diâmetro de giro com 10,7 metros é aceitável, favorecido pelo conforto/ leveza da assistência elétrica no modo City. A velocidade do efeito-retorno é boa. Apresentou uma boa precisão na reta e em curvas com reações sinceras, seguras e ótima rapidez de resposta. O volante tem boa pega e a coluna de direção tem ajuste manual em altura e profundidade. Obs.: Os pneus que equipam o veículo de prova são extremamente vulneráveis a buracos, que são muito comuns em algumas ruas urbanas e rodovias, além de ter altíssimo custo de reposição. POSITIVO

ILUMINAÇÃO Possui luz de cortesia nos pára-sóis, porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto tem dupla lanterna/ spots fixos em plafonier junto ao retrovisor e duas lanternas nas laterais traseiras com resultado positivo em iluminação. O sistema tem regulagem elétrica em altura em função da carga transportada, mas as teclas de ajuste estão mal posicionadas. O grupo óptico dianteiro tem construção com dupla parábola e conta com auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. Apresentaram uma boa eficiência no baixo e no alto com boa qualidade em abertura, alcance e claridade. POSITIVO

Avaliação Fiat Bravo Absolute 1.8 DualogicLIMPADOR DE PARA-BRISA A qualidade das palhetas (dianteiras e traseira) é boa, varrem uma ótima área no para-brisa/ vidro traseiro, e a vazão dos esguichos satisfazem. O sistema tem sensor de chuva, e é fácil o acesso ao reservatório d`água instalado dentro do vão motor. POSITIVO

ESTEPE/MACACO O estepe está instalado na bunha do assoalho dentro do porta-malas. A roda é em aço e o pneu diferente dos de uso em medidas e fabricante (205/55 R 16 91V Pirelli), onde a fabrica indica pneu temporário com velocidade máxima de 80km/h. O kit de troca está abaixo do aro em base plástica. Tem porca auto-adaptadora antifurto, e é necessário retirar a calota central para se ter acesso aos parafusos (4) de roda. A operação de troca é normal, mas essa solução de pneu reserva diferente dos de uso não é pratica e funcional no Brasil, principalmente em viagens mais longas, pela alteração do handling, apesar de ter o mesmo índice de velocidade e de carga dos de uso. REGULAR

FERRAMENTAS Possui uma chave de fenda combinada com Philips. POSITIVO

ALARME O sistema é completo, com chave de ignição do tipo canivete codificada, proteção volumétrica dentro do habitáculo, e perimétrica das partes móveis. A função anti-esmagamento dos vidros atuou com precisão. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado é 400 litros e o encontrado foi 360 litros, com a tampa do bagagito fechada, triângulo de segurança dentro do porta-malas e prejudicada pela caixa de som subwoofer instalada.

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos [email protected]. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Fotos | Fiat/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

30 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -