este com o automovel Renault Clio CampusComo ex-proprietário de dois Renaults Clio, posso afirmar que se trata de um bom  compacto. Mas, como todo carro, ele também tem as suas mazelas. Na minha opinião, o maior “defeito” do modelo é seu baixo valor de revenda no mercado de usados. Só para exemplificar, em 2009  eu tinha um Clio 1.0 16V 2 portas (2004/2005) completo e estava resolvido a trocar por outro modelo. Porém, ao chegar em duas concessionárias da Fiat e da Ford para uma cotação, os avaliadores jogaram o valor do Clio uns 40% abaixo da tabela Fipe, o que inviabilizou qualquer tentativa de negócio. Mas isso é fácil de a Renault resolver, basta trabalhar mais o marketing  (o que tem sido feito ultimamente) para que sua imagem melhore. Confira abaixo a avaliação técnica.

Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ACABAMENTO DA CARROCERIA As quatro portas apresentam pontos com desnivelamentos entre si e a carroceria, que tem seis anos de garantia contra corrosão. A pintura contém vários pontos com impurezas. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada, e o capô tem montagem razoável. Os frisos protetores das portas, pestanas, lanternas, faróis, retrovisores e pára-choques têm boa montagem. REGULAR

este com o automovel Renault Clio CampusVÃO DO MOTOR O acesso à manutenção em geral é bom, sendo mais limitado aos componentes do sistema de freios (cilindro mestre, reservatório do fluido de freio e servo-freio). O resultado da insonorização (somente parte do painel de fogo) é razoável para o seu segmento de mercado. REGULAR

ALTURA DO SOLO Não foram relevados interferências com o solo no nosso percurso misto de provas, numa condução normal do automóvel. Por prevenção, tem chapa em aço englobando toda a zona inferior do motopropulsor.  POSITIVO

este com o automovel Renault Clio CampusCLIMATIZAÇÃO É por comando manual. O sistema apresentou um funcionamento eficiente, seja pelo tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo, seja pela vazão/ angulação dos difusores de ar do painel.  A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e apresentou-se bem vedado. POSITIVO

FREIOS Apesar de não ter ABS apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso misto. Estão bem calibrados e dimensionados, além de boa sensibilidade do pedal e reações equilibradas nos dois eixos. O freio de estacionamento atuou normal. POSITIVO

CÂMBIO A qualidade de engate é boa em maciez e precisão e as relações de marchas/ diferencial satisfazem bem no uso urbano e em rodovias com poucos aclives. Apesar de ter o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e torque máximo do motor atuando em rotação mais alta (4.250rpm), o rendimento do câmbio no uso urbano é razoável mesmo com o ar-condicionado ligado. POSITIVO

este com o automovel Renault Clio CampusMOTOR O sistema Hi-Flex funcionou bem com qualquer combustível (gasolina/ etanol) ou misturado. A partida a frio foi imediata (somente álcool no tanque) com boa manutenção da marcha lenta e aceleração progressiva mesmo com o motor pouco aquecido.  O torque máximo e a potência são muito bons para a sua cilindrada de 1 litro e arquitetura do cabeçote. As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias, mas para uma dinâmica mais ágil no uso misto é necessário manter sempre a rotação elevada. POSITIVO

VEDAÇÃO Boa contra água nos testes dinâmicos (chuva natural) e prova d`água estática realizados. POSITIVO

Teste com o automovel Renault Clio CampusNÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Os ruídos no habitáculo são evidentes quando se trafega sobre paralelepípedo, asfalto ruim e estrada de terra, e o efeito aerodinâmico bem acentuado em velocidade mais alta. NEGATIVO

SUSPENSÃO Merecem destaque o conforto de marcha e a estabilidade desta versão, que é o melhor acerto de suspensões para veículos hatch de 1 litro do mercado nacional. POSITIVO

DIREÇÃO A coluna de direção não tem regulagem em altura, mas o volante tem boa pega e está numa altura satisfatória. Apresentou reações equilibradas e com boa sensibilidade. A precisão na reta e em curvas é satisfaz bem. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons. POSITIVOTeste com o automovel Renault Clio CampusILUMINAÇÃO O grupo óptico dianteiro com dupla parábola é eficiente no baixo e no alto, mas não tem auxilio de faróis de neblina, nem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. A iluminação no habitáculo (zona do teto) é composta por somente uma lanterna oval junto ao retrovisor, com resultado razoável para a área da cabine. O quadro de instrumentos e o console central têm boa identificação noturna, e possui luz de cortesia somente no porta-malas. POSITIVO

ESTEPE/MACACO A roda em aço e o pneu reserva são iguais aos de uso. A operação de troca é normal.  As calotas integrais são fixadas no aro sobre pressão, mas são vulneráveis ao furto. A alavanca de acionamento do macaco tem proteção para as mãos, e para se retirar as calotas tem grampo especifico no kit que fica abaixo do aro do estepe. POSITIVO

LIMPADOR DE PARA-BRISA ao esguichar água através de esguichos com quatro jatos, palhetas de boa qualidade entram automaticamente em funcionamento, varrendo uma boa área no pára-brisa. No vidro traseiro o sistema é também eficiente. É fácil o acesso no vão motor ao reservatório d`água. POSITIVO

FERRAMENTAS Não tem. NEGATIVO

ALARME A chave de ignição é codificada e possui proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada. POSITIVO

Teste com o automovel Renault Clio CampusVOLUME DO PORTA-MALAS O declarado é de 255 litros, e o encontrado foi 282 litros com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagajito fechada, sendo usual o fechamento da tampa traseira.

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Fotos Marlos Ney Vidal/Auto Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

 

Tags: , , , , , ,